Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Mundo Com medo da expansão do zika vírus, ativistas católicos dos EUA querem que o papa reconsidere veto a aborto

Compartilhe esta notícia:

Papa comemora 80 anos no sábado (17) (Foto: Andrew Medichini/AP)

Um grupo liberal católico dos EUA pede que o papa Francisco autorize integrantes da Igreja a seguir a própria consciência no uso de métodos contraceptivos ou até mesmo que mulheres possam abortar diante da epidemia do zika vírus – ligado a casos de microcefalia. Com sede em Washington, o Catholics for Choice fez o apelo nas vésperas da visita do papa a Cuba e México – a América Latina é o epicentro da infestação.

O arcebispo de Brasília, Dom Sérgio da Rocha, atual presidente da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), já afirmou que o aborto não é a resposta ao problema. O cardeal-arcebispo de São Paulo, Dom Odilo Pedro Scherer, também foi enfático. “A pressão pela legalização do aborto de seres humanos com deficiência é contrária à misericórdia: quer resolver o sofrimento e o desconforto, suprimindo o ser humano que, sem culpa sua, possa ser o motivo do desconforto”, afirmou ele.

Na opinião de especialistas, é impossível que a Igreja abra qualquer exceção em relação à sua doutrina. Mas é preciso separar bem as duas questões: dos métodos contraceptivos e do aborto.

“Para evitar a gravidez indesejada, a Igreja segue defendendo o método natural. Que, se bem feito, é perfeitamente eficiente”, disse o biólogo e sociólogo Francisco Ribeiro Neto. Quanto ao aborto, a argumentação é mais complexa. “A Igreja vê uma exploração abusiva e ideológica do problema.” (AE)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

O risco de guerra entre a Coreia do Norte e a Coreia do Sul pode ter acabado: o líder da Coreia do Norte convidou o presidente sul-coreano para uma reunião
Cuba devolve aos Estados Unidos um míssil que foi enviado por engano
https://www.osul.com.br/com-medo-da-expansao-do-zika-virus-ativistas-catolicos-dos-eua-querem-que-o-papa-reconsidere-veto-a-aborto/ Com medo da expansão do zika vírus, ativistas católicos dos EUA querem que o papa reconsidere veto a aborto 2016-02-15
Deixe seu comentário
Pode te interessar