Sábado, 21 de fevereiro de 2026
Por Redação O Sul | 20 de fevereiro de 2026
A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) abriu nessa sexta-feira (20) mais um “Liquida Porto Alegre”, tradicional campanha de promoções que há 30 anos movimenta o varejo da capital gaúcha. Até 28 de fevereiro, mais de 4 mil estabelecimentos estão engajados à iniciativa, que contribui para o aquecimento da economia local ao estimular a compra dos mais variados produtos pelos consumidores.
No site liquidaportoalegre.com.br é possível conferir as lojas abrangidas, bem como outros detalhes.
O presidente da CDL POA, Carlos Klein, defende a importância do “Liquida” como ótima oportunidade para quem está de um lado ou de outro do balcão, bem como para a cidade, que amplia a sua arrecadação tributária: “Trata-se de uma campanha que aproxima o comércio da comunidade e fortalece a experiência de compra”.
Ele também enalteceu o incentivo aos lojistas, pois a entidade organizadora assume integralmente os custos com material promocional e divulgação na mídia. Esse investimento conta com o apoio do Banrisul, que também atua junto com a empresa Vero na disponibilização de condições especiais aos participantes.
“Preparamos benefícios concretos para os estabelecimentos, como abertura de conta empresarial com um ano de isenção em tarifas, facilidades para microempresas individuais e taxas diferenciadas para quem utiliza a Vero nas transações”, destaca o diretor-presidente da Banrisul Pagamentos, Marcos Paulo Friedrich.
Ele acrescenta: “Nosso objetivo é impulsionar as vendas e fortalecer os negócios durante a campanha. As lojas conveniadas também podem oferecer pagamentos com cartão Banricompras nas modalidades pré-datada e parcelada, exclusivas nas máquinas da operadora”.
Contexto econômico
O economista-chefe da CDL POA, Oscar Frank, explica que o Rio Grande do Sul costuma apresentar em fevereiro uma retração nas vendas do comércio e de serviços. Isso torna as ações promocionais ainda mais relevantes para estimular o consumo.
“Historicamente, o mês tem registrado queda próxima de 16% nas vendas”, dimensiona. “Por isso, campanhas como o ‘Liquida Porto Alegre’ são fundamentais para impulsionar a atividade econômica.”
Dentre os fatores que influenciam o comportamento do consumidor, ele cita juros elevados, inadimplência e incerteza fiscal, além de aspectos positivos como mercado de trabalho aquecido e desaceleração da inflação. Por outro lado, o economista chama a atenção para a importância do consumo consciente, recomendando planejamento financeiro, pesquisa de preços e uso responsável do crédito.
(Marcello Campos)
Você receberá um email de confirmação após enviar o seu primeiro comentário, mas ele só será publicado depois que você clicar no link de verificação enviado para a sua conta de e-mail para confirma-lo. Os próximos comentários serão publicados automaticamente por 30 dias!