Domingo, 28 de abril de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
19°
Mostly Cloudy

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

| Computador de 699 reais chega ao Brasil em três meses

Compartilhe esta notícia:

Dispositivo redondo, em formato de capacete, pode ser ligado em qualquer TV. (Crédito: Reprodução)

A empresa americana Endless, fabricante de computadores de baixo custo, está chegando ao Brasil. Com o apoio de nomes, como o pioneiro digital Nicholas Negroponte – cientista americano idealizador do projeto “One Laptop per Child” (Um notebook para cada criança, em inglês) –, a empresa lança em julho o Endless Mini, um computador com sistema operacional próprio que pode ser ligado em qualquer TV. Em formato de capacete, ele será vendido no País por 699 reais – nos Estados Unidos, já é comercializado a partir de 79 dólares.

Além disso, a empresa firmou uma parceria para colocar seu sistema operacional em notebooks da taiwanesa Asus vendidos no Brasil – os primeiros modelos chegam às lojas até o fim de março. “Nossa meta é ter 1 milhão de dispositivos, nossos ou de parceiros, utilizando o sistema da Endless até o final do ano no Brasil”, diz Roberta Antunes, diretora-geral da Endless no País. A projeção para a região é agressiva, considerando que, atualmente, há uma base instalada de 500 mil máquinas com sistema da Endless nos três países onde a empresa atua (Estados Unidos, Guatemala e México).

Criada em 2012 pelo empresário americano Matt Dalio, a Endless atua em dois mercados distintos. No segmento de hardware, a empresa aposta em computadores de baixo custo, que podem ser plugados em qualquer TV ou monitor com um cabo RCA ou HDMI. A versão mais básica do produto custa 79 dólares e a mais avançada, 229 dólares. Para utilizá-lo, é preciso conectar ao teclado e ao mouse, que não acompanham o produto.

No segmento de software, a companhia desenvolveu o Endless OS, um sistema operacional baseado em Linux. Além de ser adotado por seus computadores da marca, a empresa licencia a plataforma para outras marcas – como é o caso da Asus. O sistema operacional inclui cem aplicativos que funcionam mesmo sem conexão de internet.

A coleção inclui editores de texto, vídeo e imagens, jogos e enciclopédias, que utilizam conteúdo da Wikipédia – todos são baseados em software livre. “Sabemos que o nosso público-alvo tem dificuldades em pagar pelo acesso à internet, então desenvolvemos um sistema que tem muito conteúdo para ser utilizado mesmo desconectado”, destaca Roberta. Vídeos da Khan Academy, prestigiada rede de ensino on-line, já vêm armazenados no produto.

Empresa terá fábrica no Brasil.
O Endless Mini, que será vendido no Brasil a partir de julho, oferece 32GB de memória de armazenamento, 2GB de memória RAM, processador de 1,5 GHz com quatro núcleos, três portas USB e conexão Wi-Fi. Ele também pode se conectar a outros dispositivos por meio de Bluetooth. Inicialmente, os primeiros modelos do Endless Mini vendidos no Brasil serão importados, mas o plano da empresa é de produzir os aparelhos localmente até o final do ano, em uma fábrica no interior de São Paulo. A empresa não revela a parceira.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de |

Dicas de português
Relevo radical em Plutão intriga cientistas
https://www.osul.com.br/computador-de-699-reais-chega-ao-brasil-em-tres-meses/ Computador de 699 reais chega ao Brasil em três meses 2016-03-20
Deixe seu comentário
Pode te interessar