Quinta-feira, 05 de junho de 2025
Por Redação O Sul | 11 de setembro de 2015
O Conar (Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária) decidiu pelo arquivamento do processo contra um comercial da marca Bombril, acusado de promover discriminação de gênero. A propaganda, estrelada pela atriz e apresentadora Mônica Iozzi, pela cantora Ivete Sangalo e pela humorista Dani Calabresa, afirma que “Toda mulher é uma diva, enquanto todo homem é diva-gar”.
Apesar do tom descontraído, a mensagem não foi bem aceita por um grupo de quase 20 consumidores, a maioria do sexo masculino, responsáveis pela ação protocolada há cerca de um mês.
Algumas mulheres também protestaram, alegando que a publicidade da Bombril contribui para perpetuar a noção machista de que atividades domésticas são atribuição feminina. Entre os indicativos estaria uma frase de Ivete, em meio aos 30 segundos do comercial de tevê e internet: “Ixe, esses daí [os homens], nem com todos os produtos da Bombril para ajudar na casa!”
O objetivo da campanha é “valorizar o protagonismo feminino”, justificaram representantes da empresa paulista, presente há quase 70 anos no mercado nacional e que tem como slogan atual “Os produtos que brilham como toda mulher”.
Após analisar as diversas peças da Bombril, o colegiado do Conar foi unânime em seu parecer: a publicidade da tradicional marca de itens de limpeza não é ofensiva, não faz discriminação de gênero e nem fere a legislação e a ética da atividade. (Marcello Campos com agências)