Domingo, 28 de setembro de 2025
Por Redação O Sul | 22 de setembro de 2025
Com mais de 41,5 mil inscritos, o concurso público para professores da rede estadual é o maior já realizado pela Secretaria da Educação (Seduc). O governo gaúcho já havia feito um certame em 2023, com oferta de 1.500 vagas, número que nesta edição é de 6 mil, em 24 especialidades e abrangendo todas as regiões do Rio Grande do Sul.
Os candidatos já podem acessar no site da banca organizadora o deferimento das inscrições pós-recurso, bem como o cartão de confirmação com o local das provas e o relatório de densidade demográfica por cargo. O processo seletivo terá provas objetiva e de redação, a serem aplicadas no próximo domingo (28) em 30 municípios.
Disciplinas como Educação Especial, História, Biologia, Educação Física, Matemática e Língua Portuguesa concentram o maior número de concorrentes. Dentre as coordenadorias regionais, destacam-se a 1ª CRE (Porto Alegre), a 5ª CRE (Caxias do Sul) e a 2ª CRE (Santa Maria).
As provas serão realizadas no turno da tarde, com duração de até quatro horas. Os portões estarão abertos a partir das 13h e fechados das 14h em diante. É fundamental que os candidatos se organizem para chegar com antecedência ao local, evitando assim atrasos que possam comprometer a participação.
No dia dos testes, é necessário portar documento oficial com foto, versão impressa do cartão de informação do candidato e caneta esferográfica transparente, azul ou preta. Para mais informações, o site da empresa organizadora é institutoaocp.org.br.
Formação antirracista
Até 1º de outubro, professores, membros de equipes diretivas e estudantes da rede estadual de ensino podem se inscrever no prêmio “Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva”. Promovido pela Seduc, a iniciativa se destina a reconhecer ações pedagógicas com foco antirracista.
As ações pedagógicas participantes devem ser de autoria dos inscritos, tendo sido implementadas ou realizadas entre janeiro de 2022 e maio deste ano. É necessário demonstrar alinhamento aos princípios de equidade racial e combate ao racismo, dentre outras exigências, conforme detalhado em educação.rs.gov.br.
Serão consideradas iniciativas pedagógicas exitosas as práticas, as ações e os projetos com resultados positivos e significativos no contexto escolar. O edital contempla três categorias de ações pedagógicas:
– Ações de gestão pedagógica: destinada a membros da equipe diretiva com projetos focados na gestão escolar, implementação de políticas educacionais e melhoria do ambiente escolar. Os grupos inscritos nessa categoria podem ser compostos por, no máximo, cinco membros.
– Ações pedagógicas de docentes: voltada a projetos realizados por professores de todas as etapas e modalidades de ensino, com foco na melhoria das práticas pedagógicas e no desenvolvimento curricular. Nessa categoria, são permitidos grupos de até dez membros.
– Ações pedagógicas estudantis: destinada a projetos elaborados por estudantes de todas as etapas e modalidades de ensino estadual, contando com um docente responsável, e envolvendo a participação ativa dos estudantes na criação e execução de iniciativas educacionais e comunitárias. Os grupos inscritos nessa categoria podem ter até dez membros, sendo um deles, obrigatoriamente, o professor orientador.
Os participantes que tiverem suas ações pedagógicas selecionadas serão homenageados em uma cerimônia especial durante o 3º Encontro Estadual de Educação Antirracista 2025. No evento, serão concedidas menções honrosas para os 1º, 2º e 3º lugares em cada categoria. Os autores das iniciativas selecionadas ganharão uma viagem intercultural com finalidade educativa, de acordo com a classificação:
– 1º lugar: viagem para um país africano.
– 2º lugar: viagem ao Quilombo dos Palmares (Alagoas).
– 3º lugar: percurso negro em Porto Alegre, bem como a oportunidade de participar de evento nacional sobre o tema.
A divulgação do resultado preliminar da premiação será em 21 de outubro, ao passo que o resultado tem divulgação prevista para 3 de novembro.
(Marcello Campos)
Voltar Todas de Rio Grande do Sul