Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil Confira algumas dicas para proteger a sua residência durante as viagens prologandas

Compartilhe esta notícia:

Deve-se evitar jornais acumulados e outros vestígios de que o imóvel está desocupado. (Foto: Reprodução)

Muita gente que sai de férias ou faz um passeio mais prolongado – como em fins-de-semana e feriadões, por exemplo – não costuma adotar medidas contra imprevistos capazes de comprometer a sua residência ou o patrimônio ali guardado. Ou então se limita a recorrer a opções como o seguro-viagem. Mas isso nem sempre é suficiente.

Providenciar a inspeção na rede elétrica e nas instalações de gás, bem como contratar um seguro residencial são procedimentos que podem evitar alguns infortúnios na casa que ficará vazia. Confira, a seguir, algumas dicas de especialistas no assunto:

Seguro residencial

O custo para ter a casa protegida é muito mais baixo do que se imagina. Com um valor médio anual de R$ 350, por exemplo, é possível contratar um seguro bem adequado, que proteja o principal patrimônio contra danos causados por enchentes, raios, explosão, ventos fortes. Inclui, ainda, sinistros de responsabilidade civil, ou seja, causados a terceiros pelos moradores.

Cobertura básica

A cobertura básica protege o imóvel contra incêndio, raio e explosão. Porém, pode incluir cobertura contra roubo e furto qualificado, acidentes da natureza e danos elétricos, hoje bastante frequentes. É importante procurar um corretor de seguros para obter uma cotação e análise das melhores alternativas de proteção, de acordo com o perfil do cliente.

Serviços emergenciais

Não se pode deixar de mencionar os serviços de assistência emergenciais e de conveniência, que são disponibilizados juntos com os produtos de seguro: serviços de encanador/bombeiro, eletricista e chaveiro. Profissionais da rede referenciada das seguradoras são um item muito importante para a segurança do segurado, comodidade e controle do seu custo.

Instalações elétricas

A FenSeg (Confederação Nacional das Empresas de Seguros Gerais, Previdência Privada e Vida, Saúde Suplementar e Capitalização) disponibiliza cartilhas com uma série de dicas e medidas que ampliam a segurança de toda a família e até mesmo da vizinhança. Uma delas diz respeito às instalações elétricas: é importante não deixar aparelhos eletrônicos e eletrodomésticos ligados desnecessariamente nas tomadas porque pode ocorrer uma eventual sobrecarga elétrica e até incêndios durante o período de ausência.

Gás de cozinha

Veja quais as regras de instalação de aparelhos movidos a gás. Para ver se há vazamentos, use uma esponja com sabão e espalhe espuma em volta da conexão entre o aparelho e o cano ou botijão. Se bolhas se formarem, o gás está vazando. Caso sinta cheiro forte de gás, não ligue aparelhos elétricos, nem acenda ou apague a luz (a ação do interruptor gera faíscas). Abra portas e janelas, desligue o disjuntor e telefone imediatamente para os bombeiros.

Lâmpadas

As lâmpadas podem esquentar muito ao permanecerem ligadas por longos períodos, causando incêndios se entrarem em contato com roupas, lençóis ou outros materiais. Dê preferência às lâmpadas fluorescentes no lugar das incandescentes, que não esquentam tanto e gastam menos energia. Evite, também, deixar luminárias ou lâmpadas auxiliares acesas durante a noite.

Não “dê bandeira”

Ao se ausentar por períodos prolongados, procure não deixar vestígios de que o imóvel esteja desocupado, evitando situações como acúmulo de jornais, revistas ou luzes acesas durante todo o período da ausência. Esses sinais costumam “dar bandeira” de que o proprietário ou o inquilino do imóvel não está por ali, o que pode ser um atrativo a mais para os amigos do alheio.

tags: segurança

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Mega-Sena acumula e pode pagar 105 milhões de reais na quarta-feira
Pela primeira vez, corrupção é vista como maior problema do País, aponta pesquisa
https://www.osul.com.br/confira-algumas-dicas-para-proteger-sua-residencia-durante-as-viagens-prologandas/ Confira algumas dicas para proteger a sua residência durante as viagens prologandas 2018-01-02
Deixe seu comentário
Pode te interessar