Segunda-feira, 29 de abril de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
19°
Cloudy

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Viagem e Turismo Confira dicas para viajar ao exterior em tempos de dólar mais caro

Compartilhe esta notícia:

Quem já está com as malas prontas pra viajar, ainda pode economizar dinheiro lá fora. (Foto: Reprodução)

Quem tem uma viagem programada para o exterior deve estar arrepiado ao ver as notícias sobre o avanço do dólar. Só neste ano, a moeda americana já subiu quase 30%. Confira alguns caminhos para quem pretende viajar para fora do país mesmo em tempos de dólar nas alturas.

A cotação do dólar comercial bateu 3,40 reais nesta semana, mas nas casas de câmbio, aonde o dólar turismo é negociado, a moeda chegou a ser vendida a quase 3,60 reais. A explicação está nos custos com transporte e segurança das cédulas trazidas do exterior.

O preço pode variar de um estabelecimento para o outro. A dica é pesquisar antes de comprar. Além do papel, é possível levar dólares em cartão ou mesmo usar o cartão de crédito ou de débito.

Qual é a melhor opção?

A dúvida de quem vai viajar muitas vezes é a maneira de fazer pagamentos lá fora. Levando dinheiro em espécie, a vantagem é pagar um IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) reduzido, de 0,38%. Porém, existe sempre o risco de perda ou roubo do dinheiro. Além disso, é preciso estar atento ao limite de entrada de dinheiro em outros países.

No cartão pré-pago, você só precisa se preocupar com a cotação da moeda no dia da aquisição do cartão. Depois de carregado, aquela quantia não variará mais. Essa opção é boa para o planejamento de gastos. No entanto, você pagará IOF de 6,38% nas compras e na hora de sacar.

Levar um cartão de débito pode ser vantajoso pois não há custo para compras no exterior. Porém, na hora de sacar, existe a tarifa de 6,38% do IOF. O cartão de crédito dá um prazo maior para o turista pagar as contas. Porém, nunca é possível saber como estará a cotação da moeda no dia do fechamento da fatura do cartão. O turista pode se surpreender com a diferença. Além disso, também há a cobrança de 6,38% no IOF.

Hospedagem.

Fazer o pagamento da hospedagem antecipada pode ser vantajoso. Além de tarifas mais baixas, em alguns sites ou agências, você consegue pagar em reais e até parcelar. Para quem tem dólares na mão, uma opção é fazer a reserva e pagar a estadia somente na chegada ao hotel. Para decidir, vale comparar as tarifas do hotel em ambos os casos.

Em tempos de dólar alto, pode ser interessante encontrar um hotel mais barato, assim, sobra mais dinheiro para passeios ou para um restaurante típico da cidade. (AG)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Viagem e Turismo

Operadoras de turismo apavoradas com a disparada do dólar baixam preços e fazem promoções para os brasileiros continuarem a querer viajar para o exterior
Cidadezinha italiana famosa pela máfia tenta limpar sua má imagem e ganha museu
https://www.osul.com.br/confira-dicas-para-viajar-ao-exterior-em-tempos-de-dolar-mais-caro/ Confira dicas para viajar ao exterior em tempos de dólar mais caro 2015-07-30
Deixe seu comentário
Pode te interessar