Sábado, 04 de maio de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Mundo Guerra entre Israel e Hamas: Conselho de Segurança da ONU rejeita propostas dos Estados Unidos e da Rússia

Compartilhe esta notícia:

Para ser adotada, uma resolução exige a aprovação de pelo menos nove dos 15 membros do Conselho

Foto: Juan Seguí Moreno/Flickr
A emenda proposta pelo Canadá que pedia uma condenação direta do Hamas foi negada. (Foto: Juan Seguí Moreno/Flickr)

O Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) rejeitou nesta quarta-feira (25) as propostas da Rússia e dos Estados Unidos para o conflito entre Israel e Hamas. Para ser adotada, uma resolução exige a aprovação de pelo menos nove dos 15 membros do Conselho e sem veto de nenhum dos cinco membros permanentes (Estados Unidos, Reino Unido, França, Rússia e China).

Resolução dos EUA
A resolução norte-americana foi vetada pela China e pela Rússia, que criticaram a falta de um pedido por cessar-fogo no texto. O rascunho dos EUA falava apenas em “pausas humanitárias” para o acesso de insumos básicos, como água, alimentos, combustíveis e medicamentos, à população civil na Faixa de Gaza.

Antes da votação, a representante dos EUA na ONU, Linda Thomas-Greenfield, disse que o documento era “forte e equilibrado” e que tinham se engajado em dialogar com todos os membros do Conselho para modificações no texto.

Como os países votaram:

A favor: 10 (Albânia, França, Equador, Gabão, Gana, Japão, Malta, Suíça, Reino Unido, EUA);
Contra: 3 (Rússia, China, Emirados Árabes Unidos);
Abstenções: 2 (Brasil, Moçambique).

Resolução da Rússia
A resolução russa não obteve o número mínimo de votos necessários (9) para ser aprovada. O texto teria sido vetado de qualquer forma, pois os EUA, que é um membro permanente do grupo, votaram contra a proposta.

Segundo a AFP, a nova resolução russa volta a pedir “o estabelecimento imediato de um cessar-fogo humanitário duradouro e plenamente respeitado” e condena “toda a violência e hostilidades contra civis”. Diferentemente do texto que recebeu votos de apenas cinco países na semana passada, a nova proposta menciona especificamente o Hamas e “condena os abomináveis ataques” do grupo em Israel, em 7 de outubro.

Como votaram os países:

A favor: 4 (China, Gabão, Rússia, Emirados Árabes Unidos);
Contra: 2 (Reino Unido, EUA);
Abstenções: 9 (Albânia, Brasil, Equador, França, Gana, Japão, Malta, Moçambique, Suíça).

“Lamentamos o fato de o Conselho de Segurança não ter correspondido às esperanças depositadas nele”, disse Vasily Nebenzya, representante permanente da Rússia nas Nações Unidas.

Na Assembleia-Geral, resoluções sobre guerra e paz são aprovadas por dois terços dos votos. Todas as resoluções são recomendações e não tem cumprimento obrigatório por parte das nações citadas.

 

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

Quase 140 mil crianças e adolescentes são atendidas nos postos de saúde do Rio Grande do Sul no “Dia D” de Multivacinação
Procuradoria-Geral da República solicita ao Supremo prazos unificados da licença-maternidade para iniciativa privada e serviço público
https://www.osul.com.br/conflito-israel-e-hamas-conselho-de-seguranca-da-onu-rejeita-proposta-dos-estados-unidos-e-russia/ Guerra entre Israel e Hamas: Conselho de Segurança da ONU rejeita propostas dos Estados Unidos e da Rússia 2023-10-25
Deixe seu comentário
Pode te interessar