Quinta-feira, 28 de março de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
31°
Partly Cloudy

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Você viu? Conheça o rival do Snapchat que o Facebook está lançando

Compartilhe esta notícia:

Facebook faz mais uma tentativa de bater o Snapchat. (Divulgação)

O Facebook vai fazer mais uma tentativa de bater o Snapchat, mas desta vez a companhia espera que os brasileiros o ajudem a vencer a batalha. A rede social lançou o Flash, um aplicativo que é basicamente um Snapchat mais leve (tem menos de 25 MB). Há uma linha do tempo efêmera, filtros para as imagens, dá para desenhar ou escrever nos posts e trocar mensagens privadas.

A única diferença operacional é que o Flash sugere amigos do Facebook. Trata-se da mais nova tentativa da empresa de Mark Zuckerberg para conquistar o público jovem, cada vez mais interessado em compartilhar vídeos curtos com os amigos, em vez de publicar textos e fotos na rede social.

O serviço é o primeiro desenvolvido pelo Facebook especificamente para o público brasileiro – por enquanto, a empresa não tem planos de lançá-lo em outros países. “Escolhemos o Brasil porque o povo é muito criativo”, disse George Wang, engenheiro de produto responsável pelo Flash.

Por trás do lançamento do aplicativo, porém, está a estratégia do Facebook de investir cada vez mais alto em vídeo. De acordo com um estudo da Visual Networking Index, os vídeos devem representar 82% de todo o tráfego de internet gerado em 2020 – hoje, eles já representam 70%. “As redes sociais estão mudando”, diz Wang. “E o vídeo está se tornando o centro da experiência.”

Em sua conferência de resultados do terceiro trimestre, Zuckerberg afirmou que os usuários do Facebook já assistem a mais de 100 milhões de horas de vídeos por mês. Ele declarou ainda que planeja colocar o vídeo no centro de todos os serviços da empresa.

Desde que o Facebook tentou comprar o Snapchat em 2013 e teve a oferta recusada, as tentativas de repetir o sucesso do aplicativo de vídeos efêmeros não cessaram. A empresa adicionou recursos similares, como máscaras e adesivos virtuais, no Instagram e até no WhatsApp. Hoje, o Snapchat tem 150 milhões de usuários ativos por dia e a Snap, startup que o desenvolveu, é avaliada em 19,3 bilhões de dólares.

ÚNICA diferença operacional entre os aplicativos é que o Flash sugere amigos da rede social. (Divulgação)

Única diferença operacional entre os aplicativos é que o Flash sugere amigos da rede social. (foto: divulgação)


Rede

O Facebook tenta diferenciar o Flash do Snapchat com alguns recursos interessantes. “O aplicativo ocupa pouco espaço e funciona bem onde a rede é instável”, diz Wang. Os vídeos compartilhados por meio do Flash, por exemplo, demoram mais tempo para desaparecer: 72 horas.

Outro recurso interessante é a integração com o Facebook, o que facilita a conexão à rede de amigos. No rival, é preciso construir uma rede “do zero”. Além disso, o aplicativo funciona mesmo se não houver conexão de internet: neste caso, ele envia automaticamente o vídeo quando a conexão é restabelecida. No Snapchat, é preciso reenviar o vídeo manualmente.

O Facebook também trabalha com parcerias locais para tornar o aplicativo atraente. Os filtros de times de futebol também estarão disponíveis no aplicativo da empresa de Zuckerberg.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Você viu?

Robô gigante estilo “Avatar” dá os primeiros passos na Coreia do Sul
Grandes nomes da música nos deixaram no ano que está chegando ao fim
https://www.osul.com.br/conheca-o-rival-do-snapchat-que-o-facebook-esta-lancando/ Conheça o rival do Snapchat que o Facebook está lançando 2016-12-28
Deixe seu comentário
Pode te interessar