Sábado, 27 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Literatura Dia da Mulher: Conheça oito escritoras incríveis para ler

Compartilhe esta notícia:

Ao longo dos anos e por meio de muita luta, as mulheres foram conquistando seus espaços em diversas áreas da sociedade. Uma delas é a literatura. (Foto: Reprodução)

Ao longo dos anos e por meio de muita luta, as mulheres foram conquistando seus espaços em diversas áreas da sociedade. Uma delas é a literatura, que hoje conta com autoras de diferentes idades, nacionalidades e classes sociais que se debruçam sobre temas variados para contarem suas histórias.

Entre os nomes de destaque temos Virginia Woolf, Angela Davis, Lygia Fagundes Telles, Alice Munro, Jane Austen, entre outras. Cada uma, com sua particularidade e talento, conseguiu construir uma trajetória importante no mundo dos livros.

Pensando em celebrar o Dia Internacional da Mulher (8 de março) da maneira mais adequada possível, veja abaixo uma lista com 8 autoras incríveis que você precisa conhecer e ler.

– Marília Marcucci: A autora Marília Marcucci tem entre seus trabalhos mais revelantes o livro Vozes de Mulher, uma obra feita apenas por profissionais femininas e que aborda as visões e as dores das mulheres brasileiras em nossa sociedade.

O livro traz poemas que tratam assuntos como maternidade, aborto, sexualidade, relação com o consumismo, busca pela perfeição, entre outros.

– Carla Madeira: Ainda falando em autoras brasileiras que têm se destacado no meio literário e merecem uma chance, Carla Madeira se sobressai com seu best-seller Tudo é Rio, publicado em 2016.

Mineira de Belo Horizonte, a autora também é jornalista e publicitária e foi a segunda escritora mais lida do Brasil em 2021. Além do livro que a revelou, ela também assina A Natureza da Mordida e Véspera.

– Taylor Jenkins Reid: Outra autora incrível que tem se destacado entre os leitores é a estadunidense Jenkins Reid. Nascida em Massachusetts em 1983, ela começou a escrever enquanto trabalhava em uma escola do ensino médio. Seu primeiro título foi Para Sempre Interrompido, publicado em 2013.

Daí em diante, ela deslanchou como escritora e assinou obras que ficaram famosas no mundo literário como Depois do Sim, Amor(es) Verdadeiro(s), Malibu Renasce e o aclamado Os Sete Maridos de Evelyn Hugo. Outra obra sua que conquistou os leitores foi Daisy Jones & The Six, lançada em 2019 e que ganhou adaptação para o streaming, em forma de série, em 2023.

– Chimamanda Ngozi Adichie: Autora de sucessos como Hibisco Roxo, Meio Sol Amarelo, Americanah, e Sejamos Todos Feministas, Chimamanda se consolidou como uma das autoras mais importantes da atualidade. Mulher negra e nigeriana, ela aborda em suas obras temas como o feminismo e os papéis de gêneros na nossa sociedade .

Nascida em 1977, ela já protagonizou palestras importantes do TEDx Talks como We Should All Be Feminists (Deveríamos Todos Ser Feministas, em tradução livre) e O Perigo da História Única.

– Margaret Atwood: Se aventurando no mundo dos poemas, livros infantis, contos, poesias, romances e até não-ficção, Margareth Eleanor Atwood se tornou uma das principais escritoras da contemporaneidade. Nascida no Canadá, ela recebeu diversos prêmios literários e foi incluída na Calçada da Fama de Toronto.

Entre suas obras mais famosas está O Conto da Aia (The Handmaid ‘s Tale), lançado em 1985 e que conta uma história ambientada em uma sociedade distópica, na qual as mulheres perdem todos os direitos que têm.

A trama foi adaptada para o streaming em 2017, e conquistou o público e a crítica especializada, sendo indicada a várias premiações como Emmy, Globo de Ouro, entre outros.

– Carolina Maria de Jesus: Autora do famoso Quarto de Despejo, Carolina Maria de Jesus é um exemplo quando se fala em mulheres incríveis que se aventuraram na literatura. Brasileira, negra e dotada de pouca instrução, ela se destacou por seus relatos em forma de diário. Se debruçando em cima de temas como a dura realidade na favela, ela abordava suas dificuldades para sustentar os três filhos.

Seu famoso livro foi publicado em 1960 e vendeu 100 mil cópias em apenas um ano. Até hoje a obra é considerada um dos livros mais importantes da literatura nacional.

– Hilda Hilst: Nascida em Jaú, no interior do estado de São Paulo, Hilda se firmou como poeta, cronista, dramaturga e ficcionista, e é considerada até hoje uma das maiores escritoras em língua portuguesa do século XX.

Suas obras abordam temas como erotismo, libertação sexual feminina, misticismo e insanidade. Entre seus principais títulos estão A Obscena Senhora D, De Amor Tenho Vivido, Balada do Festival, Fluxo-Floema, entre outros.

– Clarice Lispector: É impossível fazer uma lista com as autoras mais incríveis, sem citar uma das mais famosas no meio. Clarice Lispector foi uma escritora e jornalista nascida na Ucrânia que fez sua vida no Brasil, tornando-se uma brasileira querida pelo público. Nascida em 1920, ela escreveu contos, romances e ensaios, e suas obras abordam o cotidiano e o ordinário da vida.

Entre os títulos mais famosos que assina, estão A Hora da Estrela, de 1977, Felicidade Clandestina, de 1971, A Vida Íntima de Laura, de 1974, e O Livro dos Prazeres, de 1969, que foi adaptado para os cinemas. As informações são do site Canaltech.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Literatura

Dia da Mulher: consumo de cigarro cai, mas mulheres jovens bebem cada vez mais no Brasil
Instagram: aplicativo agora permite editar mensagem, fixar conversas e mais; confira
https://www.osul.com.br/conheca-oito-escritoras-incriveis-para-ler-no-dia-da-mulher/ Dia da Mulher: Conheça oito escritoras incríveis para ler 2024-03-07
Deixe seu comentário
Pode te interessar