Sábado, 18 de outubro de 2025
Por Redação O Sul | 17 de outubro de 2025
Apesar da digitalização crescente, a loja física ainda liderou como principal canal de vendas
Foto: FreepikO consumo mais planejado marcou o Dia das Crianças em Porto Alegre, aponta pesquisa do Sindilojas (Sindicato dos Lojistas do Comércio da Capital). O levantamento destacou tendências importantes para o varejo, como o fortalecimento das estratégias promocionais, o uso crescente das redes sociais e a antecipação das compras pelos consumidores.
Um dos principais movimentos identificados foi o planejamento: 59,1% do fluxo de vendas se concentrou na semana que antecedeu a data comemorativa, em vez da tradicional véspera. Isso mostra um consumidor mais atento à pesquisa de preços e disposto a aproveitar as melhores oportunidades com mais antecedência.
“As lojas souberam se adaptar, investindo em promoções, descontos e ações digitais para atrair o público. O varejo segue mostrando sua capacidade de reagir e inovar mesmo em momentos de cautela econômica”, afirmou o presidente do Sindilojas Porto Alegre, Arcione Piva.
A presença digital também se consolidou como uma aliada importante. Ações nas redes sociais cresceram para 10,8%, com destaque para os pequenos e médios varejistas, que vêm se tornando mais ativos no ambiente on-line. O WhatsApp se manteve como principal canal de vendas digitais, usado por 71% dos lojistas que operam on-line, enquanto o Pix foi o meio de pagamento preferido em 74,2% dessas transações.
Apesar da digitalização crescente, a loja física ainda liderou como principal canal de vendas, concentrando 66,7% das compras. A experiência presencial, especialmente em datas voltadas às crianças, permanece como um diferencial importante para os consumidores.
“Ainda que muitos lojistas tenham enfrentado dificuldades em manter as vendas do ano anterior, os aprendizados e ajustes nas estratégias de venda são um indicativo claro de que o varejo local está atento às mudanças de comportamento e pronto para continuar evoluindo”, concluiu Piva.