Domingo, 28 de abril de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
21°
Mostly Cloudy

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Mundo A Coreia do Sul propõe à Coreia do Norte um diálogo na próxima semana

Compartilhe esta notícia:

Cho Myoung-gyon, em entrevista nesta terça-feira. (Foto: Reprodução)

A Coreia do Sul propôs à Coreia do Norte nesta terça-feira (2) a realização de “conversas de alto nível” na próxima semana para tratar da participação norte-coreana nos Jogos Olímpicos de Inverno de PyeongChang 2018.

O ministro da Unificação da Coreia do Sul, Cho Myoung-gyon, propôs que as duas Coreias se reúnam na próxima terça-feira (9), na aldeia da trégua de Panmunjon, dentro da Zona Desmilitarizada, lugar habitual deste tipo de encontro.

A proposta acontece depois que o líder norte-coreano, Kim Jong-un, afirmou na véspera no seu discurso de Ano Novo que está aberto ao dialogo com o Sul para que seu país envie uma delegação para os Jogos de Inverno que acontecerão em território sul-coreano entre os dias 9 e 25 de fevereiro.

“Esperamos que a Coreia do Sul e a Coreia do Norte se sentem para falar da participação de Pyongyang nos Jogos e em formas de melhorar as relações entre os países de uma maneira franca”, disse Cho, em declarações divulgadas pela agência de notícias sul-coreana “Yonhap”.

Caso Pyongyang aceite a proposta e aconteça a reunião na próxima semana, seria o primeiro contato deste tipo em mais de dois anos entre as duas Coreias.

Restauração de canais de comunicação

Os canais de comunicação habituais entre os dois países não estão operando desde fevereiro de 2016, quando a Coreia do Norte cancelou em protesto pela decisão de Seul de fechar o complexo industrial intercoreano de Kaesong.

O ministro da Unificação disse que a reunião significaria a “restauração imediata” destes canais de comunicação e que agora as duas Coreias devem negociar a agenda do encontro, assim como a composição das delegações.

Os patinadores artísticos Ryom Tae-ok e Kim Ju-ik são os dois únicos atletas norte-coreanos classificados para os Jogos de PyeongChang.

Trump diz que sanções funcionaram

Também nesta terça-feira (2), o presidente dos EUA, Donald Trump, afirmou que sanções e pressões adicionais começaram a ter um “grande impacto” sobre a Coreia do Norte, a ponto de seu governo parecer abrir-se para um diálogo com a Coreia do Sul.

“Soldados [norte-coreanos] estão fugindo perigosamente para a Coreia do Sul. O Homem do Foguete [o líder norte-coreano Kim Jong-un] agora quer falar com a Coreia do Sul pela primeira vez. Pode ser uma boa notícia, ou talvez não. Veremos em breve!”, escreveu o presidente em seu Twitter.

Discurso

O líder norte-coreano Kim Jong-un manteve o tom de ameaça aos Estados Unidos em seu pronunciamento de Ano Novo, ao dizer que sempre tem à mesa um “botão nuclear”. Mas, no mesmo discurso, ele também se disse aberto ao “diálogo” com a Coreia do Sul.

No pronunciamento televisionado, ele voltou a dizer que a Coreia do Norte já tem tecnologia para atingir todo o território dos Estados Unidos com mísseis e que, por isso, Washington nunca começaria uma guerra.

“Essa é a realidade, não uma ameaça”, afirmou.

Kim Jong-un destacou, porém, que só apertaria o botão nuclear, se a segurança da Coreia do Norte estivesse ameaçada e se disse disposto a conversar com a Coreia do Sul.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

Anticoncepcional masculino será testado em abril
Morrem três baleados em tiroteio no Colorado, nos Estados Unidos
https://www.osul.com.br/coreia-do-sul-propoe-coreia-do-norte-um-dialogo-na-proxima-semana/ A Coreia do Sul propõe à Coreia do Norte um diálogo na próxima semana 2018-01-02
Deixe seu comentário
Pode te interessar