Segunda-feira, 29 de abril de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
20°
Thunder

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Mundo Cristina faz discurso em família na terra natal dos Kirchner

Compartilhe esta notícia:

Em discurso transmitido em rede nacional, a presidente anunciou investimentos, como a ligação da província à Terra do Fogo, península no extremo sul da Argentina. (Foto: Alejandro Pagni/AFP)

A presidente Cristina Kirchner discursou nesta quinta-feira em Santa Cruz, província onde se projetou na política, ao lado da irmã de Néstor Kirchner, Alicia, e seu filho, Máximo. Os dois concorrem às eleições deste ano. Ela tentará ser governadora de Santa Cruz e ele, deputado federal pela província.

Em discurso transmitido em rede nacional, a presidente anunciou investimentos, como a ligação da província à Terra do Fogo, península no extremo sul da Argentina, em que só se pode chegar por terra passando pelo Chile. “Entregou” ainda uma antena de televisão e novas viaturas policiais para Santa Cruz e Entre Ríos (cujo governador apareceu em teleconferência com a presidente).

A situação política dos Kirchner em Santa Cruz não é das melhores. A capital, Río Gallegos, está com o funcionalismo municipal parado há mais de cem dias, prejudicando a coleta de lixo e o trânsito na cidade.

Nesta quinta-feira, Cristina protagonizou um evento diferente. Em vez dos habituais comícios a céu aberto, para centenas e até milhares de apoiadores e militantes, a presidente discursou em um ginásio fechado. Na plateia, havia militantes e representantes dos trabalhadores da YCRT (empresa de carvão estatizada no governo Kirchner).

Máximo e Alicia não falaram, apenas Cristina, mas foram filmados várias vezes durante o pronunciamento em cadeia nacional. Aparentemente explicando o local do evento, a presidente afirmou que foi seu marido, morto em 2010, quem construiu os ginásios municipais de Río Gallegos, quando era prefeito, e que ela tinha uma relação afetiva com essas obras.

Cristina não fez referência à greve dos servidores nem aos conflitos na cidade. O prefeito de Río Gallegos, do mesmo partido da presidente, ameaçou deixar o cargo nesta semana diante da falta de apoio dos políticos correligionários.

A imprensa argentina informa que uma equipe de servidores tratou de limpar o centro da cidade antes do ato da presidente, escoltada pela Guarda Nacional.

Dentaduras e oposição

Em seu discurso, Cristina anunciou outros feitos, como a prorrogação de um incentivo tributário aos fabricantes de máquinas e equipamentos e a inauguração de consultórios odontológicos em Río Gallegos. Segundo a presidente, até dentaduras poderiam ser feitas nos novíssimos consultórios. “Uma dentadura pode mudar a vida de uma pessoa”, defendeu Cristina.

No campo político, Cristina criticou a oposição, que nesta semana disse que manteria a estatização da YPF e da Aerolíneas Argentinas, decisão tomada no governo Kirchner e que foi alvo de críticas no passado. “Eles discutiram muito. Isso nos faz pensar quanto tempo poderíamos ter poupado, quanto mais poderíamos ter feito”, disse ela.

“Vejam o Estado que vamos deixar a todos os argentinos em 10 de dezembro. E vamos fazer mais coisas ainda, porque nunca mudamos de ideia para que votem em nós”, disse Cristina. “Até a oposição agora nos dá razão –olhem que coisas importantes nós conquistamos”. (Folhapress)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

A decisão de ministro do Supremo impede o governo de decidir sobre a extradição do ex-ativista italiano Cesare Battisti
O papa Francisco tornará santos 30 mártires brasileiros durante missa neste domingo
https://www.osul.com.br/cristina-faz-discurso-em-familia-na-terra-natal-dos-kirchner/ Cristina faz discurso em família na terra natal dos Kirchner 2015-07-23
Deixe seu comentário
Pode te interessar