Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

| Cuidados com a alimentação podem evitar as doenças cardíacas

Compartilhe esta notícia:

A beterraba ajuda na prevenção de doenças ligadas ao coração. (Foto: Freepik)

As mortes por doenças cardiovasculares cresceram 10% em dois anos. Os números da Sociedade Brasileira de Cardiologia mostram que 45 pessoas morrem por hora de problemas relacionados ao coração. De acordo com a entidade, as mortes por doenças cardiovasculares para este ano devem atingir, até 31 de dezembro, quase 397 mil pessoas em todo o País.

A doença que está no topo da lista é a hipertensão. Para combatê-la é preciso que o paciente mude seus hábitos e, principalmente, a alimentação.

O aposentado Célio Esteves Teixeira descobriu a hipertensão depois de um inchaço frequente nos tornozelos. Já são quase 20 anos não dando mole para a doença. Para conseguir controlar a pressão arterial foi preciso mudar alguns hábitos. Além do remédio, a alimentação ganhou mais frutas e cereais.
As caminhadas diárias também entraram na rotina. E mesmo assim, em 2012, o aposentado não escapou de passar por um grande susto. “Eu estava dançando com a minha esposa quando passei mal e senti mal estar no peito. Como nunca tinha sentido, desconfiei e constatou o risco de um infarto”, disse ao portal G1.

Após os 65 anos, depois de dois cateterismos e uma angioplastia, os cuidados com a pressão ficaram maiores, principalmente no quesito dieta. Mas o aposentado confessa: às vezes fica difícil resistir a algumas tentações, como por exemplo, um pãozinho. “Minha esposa cozinha bem e é difícil segurar. Mas exagerar não exagero.”

Em dois anos as mortes por doenças cardiovasculares cresceram quase 10%. A cada hora 45 pessoas morrem por problemas no coração, segundo a Sociedade Brasileira de Cardiologia.

Entre as principais causas está a hipertensão, doença silenciosa e que piora com o passar dos anos. “Às vezes a pessoa não sente absolutamente nada e está com a pressão alta. Existe um folclore que diz que as pessoas que têm pressão alta têm dor de cabeça e mal estar. Por vezes isso ocorre, mas muitas vezes a pessoa quando está com pressão alta nem sente. Ela está na rotina dela e pensa que isso é por causa de estresse ou outros fatores. A pressão alta vai prejudicando a pessoa no trabalho, no sono, nos relacionamentos com as pessoas, porque fica mais tensa e preocupada”, alertou o cardiologista Marcos Molina.

Muita gente não sabe, mas é no supermercado que os cuidados com a saúde do coração começam. Só que para isso, é preciso escolher entre o que é mais gostoso e o que é mais saudável.

A nutricionista Brenda dos Santos Luciano dá algumas orientações sobre o que é bom ou ruim para prevenir ou não agravar doenças cardíacas que as pessoas já sabem. Uma delas é a aposta nas chamadas gorduras boas, como o azeite extra-virgem e o abacate. Mas ela ainda explica que o consumo de alimentos antioxidantes pode ser ainda mais eficaz.

“O mais saudável pode ser gostoso, depende do modo de preparo. A vitamina C é antioxidante e protege a parede do vaso sanguíneo. E impede a formação da placa de gordura. Quem já tem doença deve usar para limpar essa placa de gordura. Encontramos isso no suco de uva, no vinho e no chocolate amargo”, orientou a nutricionista.

Outro alimento muito comum e que ajuda indiretamente na prevenção de doenças ligadas ao coração é a beterraba.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de |

Vazamento do Facebook: entenda como hackers ganharam acesso a 50 milhões de perfis
Compartilhar vídeo pornográfico de terceiros agora é crime no Brasil
https://www.osul.com.br/cuidados-com-a-alimentacao-podem-evitar-as-doencas-cardiacas/ Cuidados com a alimentação podem evitar as doenças cardíacas 2018-09-30
Deixe seu comentário
Pode te interessar