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Saúde Da cabeça aos pés: quais cuidados incluir na rotina de beleza durante o verão

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Além de redobrar a hidratação da pele e cabelo, vale focar nos cuidados com o a raiz dos fios, mãos, pernas e pés. (Foto: Reprodução)

Nem só de protetor solar vive a rotina de beleza essencial para o verão. Além de caprichar na proteção e redobrar a hidratação da pele e cabelo, vale focar nos cuidados com o a raiz dos fios, mãos, pernas e pés. A seguir, confira um guia completo de beleza de verão, com cuidados essenciais e dicas práticas para seguir sem medo:

Foco na raiz

O couro cabeludo é uma porta de entrada do corpo assim como a pele, e para executar bem essa função ele precisa estar saudável. Manter o equilíbrio do pH e da microbiota do couro cabeludo é essencial para ter cabelos saudáveis, fortes e resistentes, e para isso é preciso buscar ativos e produtos com este propósito, como máscaras e esfoliantes específicos. “Minerais, ceramidas e aminoácidos são super importantes para o fortalecimento capilar. Além disso, também vale, pelo menos uma vez na semana, aplicar um peeling capilar para limpar o couro cabeludo e se tiver ação prebiótiva, que atua no equilíbrio da microbiota da região, melhor ainda!”, indica a Joyce Rodrigues, farmacêutica bioquímica e CEO da Mezzo Dermocosméticos.

Fios protegidos do sol, mar e piscina

Além de continuar com a limpeza e esfoliação da raiz, é importante buscar fotoproteção para cabelos e couro cabeludo e evitar maus hábitos como dormir ou prender o cabelo com ele ainda molhado, por exemplo. “Isso porque o couro cabeludo úmido é um local ideal para a proliferação de bactérias e fungos, o que pode prejudicar a saúde do couro cabeludo e dos fios. Além disso, quando molhados os fios ficam mais sensíveis e propensos a quebra por meio de trações como estas”, explica a farmacêutica.

Cuidados redobrados com o rosto

O principal deles é, claro, o uso do filtro solar de amplo espectro para proteção contra os raios UV. Porém, também é possível buscar por produtos antioxidantes que protegem contra os radicais livres provocados pela exposição solar e que geram danos para a pele, como o envelhecimento precoce. “Um ponto também muito importante no verão é a hidratação da pele, que evitará com que ela fique ressecada e proporciona melhor aspecto. Uma boa indicação são os séruns que tem fórmula leve e muita eficiência”, diz Joyce.

Mãos de seda

Assim como a face, as mãos ficam expostas ao tempo, e são as áreas do corpo que acabam sofrendo com mudanças de temperatura, poluição e, agora com a pandemia, com ações diretas de higienizadores, produtos químicos e álcool gel. “Esses produtos são levemente agressivos e desidratam a pele, além de causarem inúmeros efeitos negativos para a epiderme (desidratação intensa, descamação, alergias, etc). O ideal é sempre protegê-las com uma película hidratante pela manhã e a noite, além de usar protetor solar antes de se expor aos raios UVA e UVB”, recomenda Cristiane Pagliuchi, aromaterapeuta, osmóloga, engenheira cosmética da WNF e diretora científica da Vegana.

Corpo (bem!) hidratado

O mais importante é manter a pele protegida e hidratada! Depois da exposição solar, escolha um hidratante corporal suavizante que hidrate profundamente e acalme a pele. “Para o verão, o principal é buscar ativos hidratantes, que irão repor as necessidades da pele. Também é possível buscar a união destes com óleos essenciais, que adicionarão os benefícios dos seus princípios ativos, por exemplo os de Alecrim, Lavanda e Junípero. Além disso, após a exposição é muito indicado utilizar ativos calmantes e renovadores que podem estar somados aos óleos essenciais Laranja, Lavanda e Pau Rosa com o objetivo de regenerar e renovar os tecidos”, explica Joel Aleixo, alquimista da AlkhemyLab.

Além da hidratação e boa escolha de produtos hidratantes, procure manter a pele seca e limpa para evitar o aparecimento de fungos e micoses. Manter uma alimentação rica em carotenoides também são dicas a serem seguidas. “Alimentos como cenouras, beterrabas ou abóboras ajudam a otimizar o bronzeado de maneira saudável”, explica a dermatologista Daniela Leal, em entrevista à Marie Claire. Por último, a dica mais importante é tomar bastante água!

Pernas livres do inchaço

Para amenizar os inchaços das pernas devemos sempre caminhar, pelo menos 30 minutos por dia, fazer alongamentos e tomar bastante água ou líquidos sem adição de sódio ou químicos. Os sucos de caixinhas, águas de coco, chás industrializados, refrigerantes, bebidas alcoólicas, por exemplo, possuem um certo teor de sódio e de conservantes que ajudam a inchar o corpo, retendo mais líquido. Evite esse tipo de hidratação durante o verão.

Além desses cuidados básicos, devemos evitar sapatos apertados, de salto e, pelo menos uma vez ao dia, fazer uma massagem nas pernas e pés com cremes, géis ou óleo vegetal, que servirão como base, associados a óleos essenciais. Os mais indicados são: óleo de menta, de alecrim ou os 2 juntos em sinergia.

Pés saudáveis

Os cuidados com os pés devem ser ainda maiores do que os com as pernas, já que os pés sustentam todo o peso do nosso corpo. “Por eles podemos ter contatos também com fungos, bactérias e micoses. Nas temperaturas úmidas e quentes, os fungos e micoses proliferam mais facilmente. Usar os óleos essenciais – como de melaleuca e lavanda – associados as bases carreadoras antes de dormir nos pés é excelente para a saúde das unhas e pés extremamente ressecados”, indica Cristiane.

A areia serve como um esfoliante natural, removendo as células mortas da epiderme. Sempre que esfoliar um local, a pele voltará e no caso dos pés pode retomar mais grossa. O contato com a areia ajuda na oxigenação da pele, na saúde mental, emocional e espiritual, mas cuidado com os fungos, bactérias e micoses”, diz.

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