Sábado, 27 de abril de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
19°
Light Rain

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Mundo Delegado diz que está tirando dinheiro do próprio bolso para alimentar os presos de uma penitenciária no Mato Grosso

Compartilhe esta notícia:

Gutemberg Almeida reclama que não há infraestrutura para manter detentos em sua delegacia. (Crédito: Reprodução)
Atualmente, seis pessoas estão na delegacia, sendo três mulheres e três homens. Uma das detidas está grávida de oito meses. (Crédito: Reprodução)

Atualmente, seis pessoas estão na delegacia, sendo três mulheres e três homens. Uma das detidas está grávida de oito meses. (Crédito: Reprodução)

Sem recursos financeiros do Estado para alimentar presos detidos na Delegacia de Polícia Judiciária Civil de Vila Rica, no Mato Grosso, o delegado Gutemberg Almeida sustenta do próprio bolso três homens e três mulheres – uma delas grávida. A prisão é provisória. Almeida classifica ainda o encarceramento como irregular. Todas as pessoas presas, desde que a Cadeia Pública foi fechada em 2013, ficam detidas na delegacia aguardando uma vaga no sistema prisional. Às vezes, a espera dura meses.

Falta de infraestrutura. 

No entanto, o que mais incomoda a equipe de investigadores é o fato do governo do Mato Grosso não disponibilizar recursos para a alimentação dos presos e nem fornecer transporte para cadeias em outras cidades ou mesmo uma estrutura física adequada para mantê-los na delegacia. Durante todo o tempo que passam no local, eles não veem o Sol, pois a unidade não tem condição de liberá-los para um páteo.

A situação já foi comunicada à Secretaria de Justiça e Direitos Humanos do Estado, mas, até o momento, nenhuma resposta foi obtida pelo delegado. Enquanto isso, Almeida gasta aproximadamente 200 reais por mês com alimento para os  presos. Ele cozinha em casa e leva a alimentação aos detidos. Os familiares e empresários donos de restaurantes também contribuem. O delegado revelou ainda que os policiais arriscam a própria vida para transportar os presos. Disse também que no dia em que há o transporte dos presos as investigações dos crimes são interrompidas, pois a ação mobiliza toda a equipe. (AG)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

A Google Voos usa a inteligência artificial para prever se o seu voo vai atrasar
Bolsa de Xangai volta a recuar e fecha em queda de quase 7%
https://www.osul.com.br/delegado-diz-que-esta-tirando-dinheiro-do-proprio-bolso-para-alimentar-os-presos-de-uma-penitenciaria-no-mato-grosso/ Delegado diz que está tirando dinheiro do próprio bolso para alimentar os presos de uma penitenciária no Mato Grosso 2016-01-26
Deixe seu comentário
Pode te interessar