Segunda-feira, 06 de Abril de 2020

Porto Alegre
Porto Alegre
19°
Mostly Cloudy

Brasil Delta Tankers, dona de navio suspeito de derramar óleo no Nordeste, diz não ter sido procurada pelo Brasil

Navio Bouboulina, da Delta Tankers. (Foto: Reprodução)

A Delta Tankers, dona de navio suspeito de derramar óleo no Nordeste, declarou que as autoridades brasileiras que investigam o derramamento de petróleo no litoral nordestino não a procuraram, segundo a agência de notícias Reuters. “Nem a Delta Tankers nem o navio foram contactados pelas autoridades brasileiras em relação à investigação”, informou a companhia em comunicado.

O petroleiro grego suspeito de derramar o óleo que causou o maior desastre ambiental já registrado na costa brasileira se chama Bouboulina e carregou 1 milhão de barris do petróleo tipo Merey 16 cru no Porto de José, na Venezuela, no dia 15 de julho. Zarpou no dia 18 com destino à Malásia.

O navio Bouboulina e a empresa grega dona da embarcação foram citados na decisão judicial que autorizou o pedido de busca e apreensão em escritórios no Rio de Janeiro. De acordo com os investigadores, 2,5 mil toneladas de óleo foram derramadas no oceano.

O juiz federal Francisco Farias descreve o navio mercante Bouboulina como a “única embarcação a passar pelo polígono suspeito demarcado como ponto de origem”. A decisão judicial afirma que o navio é de propriedade da empresa Delta Tankers, mas que, “entrando em contato com a Marinha do Brasil esta informou que a Delta Tankers não possuiria endereço fixo no Brasil”.

O documento aponta que o agente marítimo da embarcação no Brasil é a empresa Lachmann Agência Marítima, sediada no Rio de Janeiro. A decisão cita também a empresa Witt O Brien’s, que consta como indivíduo qualificado pelo navio. Segundo o documento, a Witt O’Briens é uma empresa do ramo de riscos, “que orienta empresas marítimas sobre planos de contingência e procedimentos a serem adotados em casos de desastres.”

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

A Polícia Federal cumpre mandados contra o navio grego suspeito de vazar óleo no Nordeste
Ministro da Saúde manifesta preocupação com a dengue no verão
Deixe seu comentário
Pode te interessar