Sexta-feira, 26 de abril de 2024

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil Desvalorização e inflação elevam gastos de brasileiros na Argentina

Compartilhe esta notícia:

O preço dos alimentos está 30% mais alto na Argentina do que no Brasil. Hotéis e restaurantes custam 20% mais, segundo a consultoria Abeceb. (Foto: Reprodução)

“Uma lembrancinha de dançarinos de tango do tamanho do polegar custa 50 reais.” Assim a brasileira Paloma Rocha, 23 anos, resumiu a situação dos preços na Argentina. A desvalorização do real e a inflação dos últimos anos no país vizinho – na cidade de Buenos Aires, ela atingiu 26,9% em 2015 – tornaram o destino caro para os brasileiros. O preço dos alimentos está 30% mais alto na Argentina do que no Brasil. Hotéis e restaurantes custam 20% mais, segundo a consultoria Abeceb.

A escalada dos preços começou em 2007, quando a inflação passou a ultrapassar a barreira dos 10%. Três anos depois, a valorização artificial do peso fez com que o país ficasse caro para aqueles que chegam com dólares.

Para os brasileiros, o cenário piorou em 2015, com a desvalorização do real. “No Brasil, o dólar ficou muito tempo entre 2 reais e 3 reais. Esse câmbio tornava a Argentina mais acessível. Agora, o panorama é outro”, afirmou o economista chefe da consultoria Ecolatina, Lorenzo Sigaut Gravina.

O consultor de projetos Sady Fauth Junior esteve na Argentina em 2012 e voltou em 2015 para morar. Segundo ele, um almoço que custaria 25 reais em Brasília custa 40 reais em Buenos Aires. “Não compensa viver aqui se você depende do real. Os preços aumentam toda semana.” (Folhapress)

tags: Brasil

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Putin é corrupto, afirma representante do tesouro dos Estados Unidos
Link que circula na internet trava iPhones, Macs e iPads
https://www.osul.com.br/desvalorizacao-e-inflacao-elevam-gastos-de-brasileiros-na-argentina/ Desvalorização e inflação elevam gastos de brasileiros na Argentina 2016-01-26
Deixe seu comentário
Pode te interessar