Sábado, 05 de julho de 2025
Por Redação O Sul | 7 de maio de 2020
De volta aos treinos, o Grêmio confirmou três casos de coronavírus. Entre os profissionais que testaram positivo para a doença está o atacante Diego Souza. Após ter o diagnóstico confirmado, o jogador não se reapresentou junto com o elenco em Porto Alegre por estar em período de isolamento no Rio de Janeiro. Além de Diego Souza, dois funcionários também testaram positivo para a Covid-19. Ambos se mostram sem sintomas, e foram encaminhamos para isolamento sob monitoramento do departamento médico do clube. As informações são da Rádio Grenal.
Ainda de acordo com a nota oficial, divulgada nesta quinta-feira (7), todos os demais jogadores que realizaram os testes no centro de treinamento do Grêmio deram negativo para o novo coronavírus. Com isso, os atletas iniciaram os trabalhos físicos, sem contato, e cumprindo o protocolo de segurança do clube. “O Grêmio informa que todos jogadores que fizeram os testes no CT Presidente Luiz Carvalho deram negativo para Covid-19 e estão aptos a desenvolverem suas atividades normalmente. Dois funcionários testaram positivo, sem sintomas, e foram encaminhamos para isolamento sob monitoramento do departamento médico. Diego Souza permanece em quarentena no Rio de Janeiro até a próxima semana”, afirma o clube.
Além dos testes para Covid-19, os jogadores passaram por uma câmera térmica que mede a temperatura corporal e responderam a questionário elaborado pela CBF. O técnico Renato Gaúcho permanece em sua casa no Rio de Janeiro por estar no grupo de risco da doença. O treinador, de 57 anos, realizou cirurgias cardíacas recentemente e, por isso, foi recomendado que, neste momento, ele permaneça em isolamento.
Em campo, as atividades dos jogadores nesta quinta tiveram clima de pré-temporada, com circuito físico de corridas. Auxiliar do técnico Renato Portaluppi, Alexandre Mendes comenta a retomada das atividades, ainda que não haja jogos marcados no curto prazo. “Apesar de não ter nenhuma competição em vista, é sempre bom manter os atletas em atividade, dentro de uma ordem direcionada pelo Departamento Médico e órgãos oficiais de saúde. Reclamamos muito que não há tempo para treinamento e então vamos aproveitar esse período para testar e condicionar os atletas”, disse.
Também por meio de nota, o Grêmio comunicou o estado de saúde do chefe de segurança do Departamento de Futebol Luís Fernando Cardoso, conhecido como Fernandão. O profissional, sofreu um infarto agudo no miocárdio na última terça-feira (5). Por meio do comunicado, o clube informou: “Encaminhado ao Instituto de Cardiologia, Fernandão teve o quadro diagnosticado e foi submetido a uma cirurgia de cateterismo, realizada na noite da última terça-feira. O chefe da segurança está em recuperação na CTI do hospital e apresenta evolução de quadro satisfatória. O Grêmio deseja uma pronta recuperação ao funcionário que há duas décadas se dedica ao Clube e à Seleção Brasileira.”