Domingo, 12 de outubro de 2025
Por Redação O Sul | 13 de setembro de 2015
Após passar o dia reunida com os ministros da Fazenda, Joaquim Levy, e do Planejamento, Nelson Barbosa, a presidenta Dilma Rousseff convocou mais dez dirigentes de pastas para uma reunião no fim da tarde desse sábado no Palácio da Alvorada para tratar de cortes de gastos na máquina pública.
Nenhum dos encontros estava na agenda oficial da governante. Segundo o ministro de Comunicação Social, Edinho Silva, que não estava na reunião, Dilma deu diretrizes para a redução financeira que cada ministério terá de fazer no esforço para tentar equilibrar as contas públicas. O objetivo é inverter o déficit de 30,5 bilhões de reais previsto no Orçamento de 2016. As medidas deverão ser anunciadas na próxima semana.
O governo deverá promover cortes nas empresas e cargos, além de renegociação de contratos com prestadores de serviços. Só depois de concluída essa etapa é que o Executivo apresentará propostas de aumento de receita. As conversas se intensificaram depois que a agência Standard and Poor’s rebaixou a nota de crédito do Brasil e de dezenas de empresas e bancos atuantes no País.
Pressionado, o governo também planeja reduzir o número de ministérios. Apesar da determinação de diminuir dez pastas, o Executivo tem encontrado dificuldade para chegar a essa quantidade. O Palácio do Planalto quer fazer esse anúncio em até dez dias. (AG)