Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
19°
Light Rain

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

| Dilma sabia de caixa dois, diz Marcelo Odebrecht em depoimento ao Tribunal Superior Eleitoral

Compartilhe esta notícia:

Empreiteiro está preso (Foto: Divulgação)

O empreiteiro Marcelo Odebrecht afirmou, em seu depoimento ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral), que a ex-presidente Dilma Rousseff tinha conhecimento do uso de dinheiro de caixa dois para pagar o marqueteiro João Santana, responsável por sua campanha à reeleição em 2014. O empresário também disse que não chegou a conversar diretamente com ela sobre esse assunto.

Trechos do depoimento que incriminam Dilma e outros petistas — como o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e os ex-ministros Antonio Palocci, Guido Mantega e Paulo Bernardo — foram divulgados na quinta-feira (23). Nesses trechos, há apenas uma menção ao presidente Michel Temer, que foi vice de Dilma até ela sofrer o impeachment, no ano passado.

Como Dilma não é mais presidente, na prática a ação em curso no TSE pode levar à cassação do mandato de Temer. Mas o empresário negou ter tratado de repasse de dinheiro para campanhas diretamente com o presidente. Segundo Marcelo, a negociação foi com um aliado próximo de Temer, o atual ministro da Casa Civil Eliseu Padilha.

“A Dilma sabia da dimensão da nossa doação, e sabia que nós éramos quem doa… quem fazia grande parte dos pagamentos via caixa dois para João Santana. Isso ela sabia”, disse Marcelo no depoimento.

O ministro Herman Benjamin, relator da ação no TSE que pede a cassação da chapa Dilma-Temer, questionou então se Marcelo alertou Dilma sobre pagamento por caixa dois. “O que Dilma sabia era que a gente fazia, tinha uma contribuição grande. A dimensão da nossa contribuição era grande, ela sabia disso. E ela sabia que a gente era responsável por muitos pagamentos para João Santana. Ela nunca me disse que ela sabia que era caixa dois, mas é natural, é só fazer uma… Ela sabia que toda aquela dimensão de pagamentos não estava na prestação do partido”, respondeu o empreiteiro.

Em nota, Dilma negou as acusações e pediu que seja investigado como um depoimento sigiloso se tornou público. (AG)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de |

Guy Rodriguez se integra a Nissan América Latina como Vice-Presidente regional de Vendas e Marketing
Junior Achievement: Programa Miniempresa inicia em 19 escolas gaúchas
https://www.osul.com.br/dilma-sabia-de-caixa-dois-diz-marcelo-odebrecht-em-depoimento-ao-tribunal-superior-eleitoral/ Dilma sabia de caixa dois, diz Marcelo Odebrecht em depoimento ao Tribunal Superior Eleitoral 2017-03-24
Deixe seu comentário
Pode te interessar