Terça-feira, 07 de maio de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Cultura DJs, B.Boys, grafiteiros e MCs farão performances na abertura da 11 ª Semana Municipal do Hip Hop na Capital

Compartilhe esta notícia:

Rubens Tavares, integrante do Cirque du Soleil, será jurado da competição de dança de rua. (Foto: Divulgação/PMPA)

A programação da 11 ª Semana Municipal do Hip Hop de Porto Alegre será lançada em evento no dia 5 de setembro, no Largo Glênio Peres, das 15h às 19h, e avançará, a partir do dia 29, por diferentes regiões da cidade. E, para ampliar a abrangência do evento, a programação será ampliada por mais quatro semanas, terminando no dia 29 de outubro e culminando com a competição de dança de rua, B. Boys na Peleia.

“Eventos como esse podem mudar o rumo de muitas vidas. Procuramos fazer onde os índices de violência são altos. Professores dessas comunidades nos contaram, depois, que muitos alunos problemáticos mudam de comportamento após as oficinas e apresentações. Eles percebem que o hip hop se torna uma alternativa de trabalho, como dançarino ou coreógrafo, por exemplo. Isso é gratificante”, explica o B.Boy Juquinha, um dos coordenadores da Semana do Hip Hop de Porto Alegre.

Abertura

No dia 5 de setembro, em festa no entorno do Mercado Público, junto ao Largo Glênio Peres, será divulgada a programação completa. O evento terá quatro horas de duração, com início às 15h, reunindo DJs, B.Boys (dançarinos de rua), grafiteiros e MCs, com ­­­­­performances e oficinas que marcam o lançamento da programação. Com apoio da Secretaria Municipal de Cultura e organizado pelo Fórum Permanente do Hip Hop Gaúcho, o festival tem o objetivo de valorizar e difundir a cultura Hip Hop, mostrando além da música, a ideologia, a linguagem, as formas de vestir e de se expressar.

“Essa parceria com o Fórum Permanente do Hip Hop é um marco importante para legitimar e valorizar a manifestação de uma linguagem que é ligada organicamente a Porto Alegre. É impressionante a força que o movimento hip hop tem na cidade, e promover esse evento é o reconhecimento de uma expressão artística forte e popular”, elogia o secretário da Cultura, Luciano Alabarse.

O roteiro de apresentações e oficinas gratuitas vai mobilizar as comunidades de diferentes regiões da cidade, do Rubem Berta à Lomba do Pinheiro, e da Restinga ao Sarandi, e se encerra com o seminário “5º Elemento, o conhecimento”, debatendo temas relacionados à cultura, de forma ampla, e envolver comunidades e poder público em torno do tema e promover projetos, ações e empreendimentos ligados ao movimento Hip Hop.

Inicialmente mais relacionada à periferia, o Hip Hop ganhou corpo e importância na capital gaúcha a partir dos anos 1980 e a semana municipal em alusão de Porto Alegre foi assegurada com a Lei 10.378/08 como forma de mobilizar recursos humanos e financeiros para o incentivo aos elementos dessa cultura, formação de multiplicadores e para desconstrução da cultura de violência e do uso de drogas, entre outros objetivos.

A competição

No dia 29 de outubro, uma das grandes atrações será o B.Boys na Peleia, competição de dança de rua, encerrando o mês de comemorações. Da disputa participam Black Dance (grupo feminino, com integrantes de projetos sócio educativos), Tay (apresentação solo) e B.Boys Style (grupo formado alunos de abrigos e educadores).Na batalha de dança de rua cada grupo terá o tempo de 10 minutos para desenvolver suas performances e serão avaliados por um grupo de jurados profissionais, entre eles o gaúcho Rubens Tavares, gaúcho escolhido para fazer parte do quadro de dançarinos do Cirque du Soleil.

Serviço:

O que: Lançamento da programação da Semana Municipal de Hip Hop
Onde: Mercado Público, junto ao largo Glênio Peres
Quando: dia 5 de setembro
Horário: das 15h às 19h

Intervenções culturais: Gangster, Sintonia, Usmanus, Função RV, Conjunção, Os Catrefa, Conscient Ments, Negra Day, The Monkey, Black Luz

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Cultura

Médica é ferida com facão ao tentar defender cão que era agredido na Bahia
Palestra na Pucrs aborda a arte do grafite em zonas de conflito
https://www.osul.com.br/djs-b-boys-grafiteiros-e-mcs-farao-performances-na-abertura-da-11-a-semana-municipal-do-hip-hop-na-capital/ DJs, B.Boys, grafiteiros e MCs farão performances na abertura da 11 ª Semana Municipal do Hip Hop na Capital 2017-09-03
Deixe seu comentário
Pode te interessar