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Por Redação O Sul | 30 de junho de 2017
A polícia de Dubai segue aumentando sua frota, mas o próximo veículo de patrulha não será outro superesportivo. Até o final do ano, um carro autônomo com reconhecimento facial deve estar pelas ruas da cidade do emirado.
A um passo de tornar real alguma cena do filme “Robocop”, a viatura autônoma enviará informações em tempo real para uma sala de controle e poderá até fazer contato de voz entre os policiais e o suspeito.
O modelo chamado de O-R3 usará uma combinação de câmeras, inclusive com sensor de calor, scanners 3D a laser, radares, GPS e um conjunto grande de dados, que serão processados rapidamente para identificar algo incomum na rua.
Quando a atividade estranha for detectada, o robô emitirá um alerta para a sala de controle e poderá perseguir o suspeito sozinho ou com a ajuda de policiais humanos.
Ele ainda é equipado com um drone para fazer reconhecimento de lugares mais difíceis de chegar sobre rodas.
O O-R3 não precisa de treinamento, pode trabalhar 24 horas por dia sem folga aos finais de semana e busca um ponto de recarga automaticamente quando a bateria estiver fraca, informou a polícia de Dubai.
Superviaturas
Enquanto os policiais não são totalmente substituídos por robôs (ou ciborgues), a polícia de Dubai ainda usa seus superesportivos, incluindo um Bugatti Veyron, que é o carro de patrulha mais veloz do mundo, segundo o Guinness.
Além dele, a polícia local desfila com um Lamborghini Aventador, um Aston Martin One 77 (que teve apenas 77 unidades produzidas), um Bentley Continental GT, uma Ferrari FF, três Porsche Panamera híbrido e dois BMW i8, entre outros esportivos.
O que é um carro autônomo?
É o carro que dirige sozinho, usando computadores que interpretam dados enviados por radares e sensores para detectar o trânsito ao redor, obstáculos na via e determinar o caminho a ser seguido, a velocidade, etc.
A ideia é que, quando essa tecnologia puder ser aplicada de forma completa, o motorista seja um ocupante do carro, podendo aproveitar o tempo do trajeto para fazer outras coisas, como trabalhar ou relaxar, sem se preocupar com a estrada.
Diversas montadoras dizem que poderão lançar veículos totalmente autônomos já na próxima década. A BMW, por exemplo, afirmou que terá produção em série daqui a 5 anos, em 2021. Porém, a venda desses veículos não depende só da tecnologia, mas de leis que autorizem e determinem regras para o sistema, além de preparação de infraestrutura para as cidades conviverem com os carros autônomos.
Carro autônomo é seguro?
As montadoras e empresas de tecnologia dizem que o objetivo do carro autônomo é a segurança. Elas defendem que o sistema evitará acidentes.
A Volvo, por exemplo, conta com esse tipo de veículo para alcançar uma meta de zero mortes em seus veículos até 2020.
Porém, os testes apontam que ainda há falhas no sistema. O carro usado pelo Google, por exemplo, se envolveu em acidentes nos EUA que a empresa diz terem sido provocados por motoristas distraídos de outros veículos. Mas, em fevereiro passado, o veículo autônomo teria causado uma batida pela primeira vez, em um ônibus.
Segundo os registros do acidente, o computador não julgou corretamente o que o ônibus faria e atingiu a lateral do veículo que contornava obstáculos na pista. Ninguém se machucou.