Sábado, 19 de Setembro de 2020

Porto Alegre
Porto Alegre
14°
Cloudy

Educação Editais para abertura de vagas e novas escolas vão beneficiar mais de 4 mil alunos

Compartilhe esta notícia:

A Escola Marechal Mallet, no bairro Vila Jardim, agora abrigará a escola de Educação Infantil com 150 vagas.

Foto: Robson da Silveira/SMS PMPA
A Escola Marechal Mallet, no bairro Vila Jardim, agora abrigará a escola de Educação Infantil com 150 vagas. (Foto: Robson da Silveira/SMS PMPA)

A prefeitura publicou editais para abertura de vagas e de novas escolas de educação infantil, integral, básica e especial, que beneficiarão cerca de 4 mil alunos por meio de parcerias com organizações sem fins lucrativos. Os editais podem ser acessados no Dopa (Diário Oficial) desta sexta-feira (14) e no site da Smed (Secretaria Municipal de Educação). O investimento total será de R$ 25,8 milhões em 2021.

A primeira escola comunitária de Educação Especial será criada no prédio da antiga Escola Estadual Oswaldo Aranha, no bairro Vila Ipiranga. Na Educação Infantil, a novidade é a possibilidade de assinatura de termos de parceria que contemplem apenas um número de vagas – até agora, todos os editais previam apenas a parceirização de unidades de ensino inteiras.

Duas mil vagas para esta modalidade estão distribuídas por quatro editais, atendendo as regiões Norte (450), Sul (450), Leste (800) e Oeste (300). Mais 150 vagas são oferecidas em edital à parte para o local onde funcionava a Escola Marechal Mallet, outro prédio em terreno da prefeitura que estava cedido ao governo do Estado. No turno inverso de alunos das escolas municipais de Ensino Fundamental, o edital para Educação Integral oferece 1,5 mil vagas. Terão preferência entidades que possam realizar as ações em espaços fora da escola.

“No modelo comunitário, a educação pública é desenvolvida pelas entidades com experiência comprovada, com remuneração pelo poder público, que monitora a qualidade do serviço prestado. Com editais bem construídos, a prefeitura amplia, pluraliza e qualifica a oferta de educação pública”, explica o secretário Adriano Naves de Brito.

Pioneirismo

A Escola Marechal Mallet, no bairro Vila Jardim, agora abrigará a escola de Educação Infantil com 150 vagas. O mesmo vai ocorrer com a Plácido de Castro, no bairro Higienópolis, que será a quarta escola comunitária de Educação Básica da Capital, com oferta de Educação Infantil e de Ensino Fundamental. Porto Alegre é pioneira no modelo de escola comunitária que oferece também o Ensino Fundamental.

Poderão participar dos editais organizações da sociedade civil sem fins lucrativos que atuem na área da educação.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Educação

Série de podcasts gratuitos ajuda no aprendizado de inglês
Novo reservatório na Zona Sul vai ampliar abastecimento para mais de 70 mil pessoas
Deixe seu comentário
Pode te interessar