Quarta-feira, 15 de maio de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil Eduardo Cunha pode ser acusado de sonegação fiscal

Compartilhe esta notícia:

Oficial de Justiça esteve na residência de Cunha no início desta manhã (Foto: André Coelho/AG)

O presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), cometeu os crimes de evasão de divisas e sonegação fiscal ao não informar ao Fisco federal e estadual que criou e investiu recursos em uma estrutura financeira no exterior da qual era o principal beneficiário, afirmam três especialistas em direito tributário que analisaram o perfil das operações a pedido da Folha de S.Paulo.
Ele também está sujeito à punição do Banco Central, que exige que valores a partir de 100 mil dólares sejam informados anualmente à instituição. Cunha admite que se valeu de uma engenharia financeira que envolveu “trusts”, um tipo de contrato no qual o dono do recurso transfere para um terceiro a administração dos valores, porém nega que isso devesse ser declarado às autoridades brasileiras. Em entrevista à Folha de S.Paulo, o peemedebista negou que tenha cometido irregularidade.
Como a figura dos “trusts” não está prevista no sistema legal brasileiro, o dinheiro transferido para ser gerido por terceiro nessa estrutura jurídica é tratado pela legislação brasileira como doação.
Esse tipo de contrato é isento de impostos federais, mas paga 4% de imposto estadual no Rio e em São Paulo, o que Cunha não fez. Isso pode configurar, em tese, crime de sonegação fiscal.
Os “trusts” também devem ser declarados à Receita no momento em que são criados, o que o congressista também não fez. A ausência de comunicação ao Fisco configura o crime de evasão de divisas, segundo os especialistas. Uma lei de 2001 exige também que qualquer capital de cidadão brasileiro no exterior seja declarado ao Banco Central. (Folhapress)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Advogado de defesa quer filha de Eduardo Cunha fora de inquérito
Ressurge disputa pela sucessão de Eduardo Cunha
https://www.osul.com.br/eduardo-cunha-pode-ser-acusado-de-sonegacao-fiscal/ Eduardo Cunha pode ser acusado de sonegação fiscal 2015-11-16
Deixe seu comentário
Pode te interessar