Quarta-feira, 26 de novembro de 2025
Por Redação O Sul | 5 de fevereiro de 2021
Em duas semanas, 54,6 mil (54,3%) dos 100.559 mil porto-alegrenses que compõem a meta de imunização contra o coronavírus em grupos prioritários já receberam a primeira das duas doses da vacina de Oxford ou da Coronavac. A estatística tem por base dados atualizados até as 18h desta sexta-feira (5).
Foram 39.187 injeções em profissionais de saúde, 14.328 em idosos, acamados e pessoas com deficiência que vivem em instituições, além de 1.038 em populações indígenas e quilombolas. Em tempo real, os dados são fornecidos no “Vacinômetro”, painel on-line de monitoramento da evolução da campanha na capital gaúcha. O link está disponível no site oficial prefeitura.poa.br.
Equipes de profissionais da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) visitaram idosos acamados e domiciliados, em suas residências, para fazer a imunização. Além disso, seguem atuando na vacinação de profissionais de saúde e cuidadores. As oito gerências distritais de saúde concluíram a aplicação da primeira dose em idosos residentes em instituições de longa permanência das respectivas regiões.
Na avaliação do diretor da Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Fernando Ritter, o ritmo da vacinação é considerado satisfatório: “Já recebemos 92,2 mil doses em três remessas e aplicamos em duas semanas, correspondendo a 53,4% do estoque disponível”.
Até o momento, a capital gaúcha recebeu três remessas de vacinas do Ministério da Saúde. A primeira teve 51,6 mil doses da Coronavac (em conjunto com o laboratório Sinovac e Instituto Butantan), a segunda 32 mil da AstraZeneca (em parceria com a Universidade de Oxford e a Fiocruz-RJ) e na terceira 9,2 mil da CoronaVac. Conforme a prefeitura, todas essas unidades garantem a primeira dose para mais de 92,2 mil pessoas na cidade.
Mutirão
Com o avanço do percentual, a SMS e entidades parceiras como o Conselho Regional de Medicina, Sindicato Médico, Associação Médica do Rio Grande do Sul, Conselho de Enfermagem, Conselho de Fisioterapia e Terapia Ocupacional, Conselho de Psicologia e Associações de Odontologia, está incluindo no público da saúde os profissionais que atuam em consultórios privados.
Neste final de semana, será feito um mutirão pelas entidades parceiras para vacinação de profissionais previamente cadastrados, com nomes em listagem enviada à prefeitura. “A estimativa é imunizar entre 10 mil e 12 mil pessoas no sábado e domingo”, projeta o diretor Fernando Ritter.
A intenção da Secretaria Municipal da Saúde é acelerar a vacinação de profissionais de saúde para iniciar, já nas próximas semanas, a imunização de idosos acima de 85 anos, à medida em que forem chegando novas doses. Esse segmento populacional abrange aproximadamente 14 mil cidadãos residentes em Porto Alegre.
(Marcello Campos)