Quinta-feira, 25 de junho de 2026
Por Redação O Sul | 12 de agosto de 2025
Segundo fontes do governo, a ligação, feita a pedido de Lula, também tratou das relações bilaterais entre os países.
Foto: Ricardo Stuckert/PRO presidente Luiz Inácio Lula da Silva conversou por telefone com o líder chinês Xi Jinping nessa segunda-feira (11) para abordar o tarifaço dos Estados Unidos imposto pelo presidente americano Donald Trump. A realização da ligação foi confirmada pelo Planalto.
O governo americano aumentou tarifas de importação de mercadorias nacionais, medida classificada pelo Planalto como unilateral.
De acordo com fontes do governo, a conversa, feita a pedido de Lula, também tratou das relações bilaterais entre os países e a conjuntura geopolítica internacional.
Em nota, o governo informou que a ligação durou cerca de uma hora e que os dois países “concordaram sobre o papel do G20 e do Brics na defesa do multilateralismo”.
“Os chefes de Estado também conversaram sobre a parceria estratégica bilateral. Nesse contexto, saudaram os avanços já alcançados no âmbito das sinergias entre os programas nacionais de desenvolvimento dos dois países e comprometeram-se a ampliar o escopo da cooperação para setores como saúde, petróleo e gás, economia digital e satélites”, afirmou o documento.
Mais tarde, o presidente brasileiro foi às redes sociais para comentar a ligação. “Reiterei a importância que a China terá para o sucesso da COP 30 e no combate à mudança do clima. O presidente Xi indicou que a China estará representada em Belém por delegação de alto nível e que vai trabalhar com o Brasil para o êxito da conferência”, diz a postagem.
Também nessa segunda, Lula afirmou que o Brasil precisa manter sua soberania e sonhar grande diante de um cenário internacional cada vez mais hostil. As declarações foram feitas durante a entrega de um prêmio da área de educação, no Palácio do Planalto.
“Este país está precisando de todos nós, porque o mundo está ficando mais perverso. O mundo está ficando mais nervoso, e nós precisamos de um país soberano, democrático, e que o povo brasileiro seja o único dono deste país.”
A China é o maior parceiro comercial do Brasil. Segundo o MDIC, entre janeiro e julho deste ano as exportações para a China superaram os US$ 57,6 bilhões – cerca de R$ 313 bilhões. Já as importações somaram US$ 41,7 bilhões – cerca de R$ 227 bilhões.
Medidas de reciprocidade
Assim que lançar o plano de ajuda econômica em resposta ao tarifaço de 50% anunciado pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, contra produtos brasileiros, o governo quer iniciar o debate sobre medidas de reciprocidade.
O tema é considerado polêmico porque empresários brasileiros temem que a aplicação da Lei de Reciprocidade possa encarecer produtos importados dos EUA ou gerar outros impactos negativos na economia. Além disso, integrantes de setores econômicos avaliam que o uso da lei poderia sinalizar uma saída da mesa de negociação para tentar reverter as tarifas impostas nos últimos meses.
Verificação de Email - você receberá um email de confirmação após enviar o seu primeiro comentário, mas ele só será publicado depois que você clicar no link de verificação enviado para a sua conta de e-mail para confirma-lo. Os próximos comentários serão publicados automaticamente por 30 dias!
Se tu defendes o comunismo para o Brasil, está certo então a tua opinão, o comunismo ótimo sistema de governo, porém para quem governo, o povo depois de implantado o couminismo que passe fome, a liberdade de expressão vai pro saco… Todos os paises que implantaram o comunismo/socialismo não deu certo, qual o pais que o povo vive com o mínimo de dignidade e liberdade? Nenhum, e tu ainda defende este sistema? Para de escrever tamanha besteira e vá pesquisar sobre este sistema.
Brasil no caminho certo.
brasil no ralo
Brasil e China unidos.
EUA a beira do abismo .
👏👏🇧🇷🇨🇳🤟🤟
Quaquaquaqua. Não viaja na maionese , terraplanista.. quaquaquaqua
O China, proliferador de COVID, veio dar conselhos amorosos para o DEScondenado.
Larga a baranga…
Quaquaquaqua pirou de vez
Estamos trocando um imperio onde a liberdade é o mais importante por um império onde a liberdade não existe. Parece aquela situação onde o homem acha uma amante carinhosa, linda e atraente para substituir a sua esposa …com o tempo a amante vai agir como a antiga mulher….
aí tu vai lá deitar para Mito komer teu ku podre..
VIVA OS BRICS. VIVA O MERCOSUL. VIVA O BRASIL. VIVA O ESTADISTA LULA.. VIVA O STF. VIVA O XANDÃO. Falando em XANDÃO, já arrumaram a sela na papuda para o golpista. Uma cama, uma latrina, um chuveiro . MITO vai ficar bem acomodado. Fiquem tranquilos
Desde quando esse pé de cana ta preocupado com os empresários e os trabalhadores ?
64….João guarde foi beijar a mão do Mau se Tun é deu merdda…..América é rica China vai explorar todo ouro e balcitas do Brasil, te prepara povo. Pra comei iguarias chinesas…cachorro , gato , gafanhotos, grilos , capitão do toco pobre..lavas…
Em um movimento que promete balançar o cenário financeiro global, a China anunciou que o Banco dos BRICS, liderado pela ex-presidente Dilma Rousseff, deixará de operar exclusivamente com o dólar. A partir de agora, o banco passará a conceder empréstimos em moeda local, o que inclui o Real brasileiro. A medida é vista como um duro golpe na hegemonia da moeda americana e tem como objetivo fortalecer a soberania financeira dos países do bloco. 🚀
Os juros que o país precisa pagar para obter crédito estão altos, e investidores já questionam a sustentabilidade da dívida americana. A dívida dos EUA está, atualmente, em mais de US$ 37 trilhões, o equivalente a 120% do PIB norte-americano
Os Yankee sugam
Os China investem
O CRÁPULA EMBUSTEIRO, que tanto arrota a palavra “soberania” está entregando o Brasil ao comunismo chinês…
China deve abrir mercado bilionário para o etanol brasileiro
Gigante asiático visa cumprir metas ambientais ambiciosas e vê o Brasil como fornecedor estratégico de biocombustível