Quinta-feira, 25 de junho de 2026

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Política Em meio às tarifas dos Estados Unidos, Lula conversa com o presidente da China, Xi Jinping

Compartilhe esta notícia:

Segundo fontes do governo, a ligação, feita a pedido de Lula, também tratou das relações bilaterais entre os países.

Foto: Ricardo Stuckert/PR
Segundo fontes do governo, a ligação, feita a pedido de Lula, também tratou das relações bilaterais entre os países. (Foto: Ricardo Stuckert/PR)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva conversou por telefone com o líder chinês Xi Jinping nessa segunda-feira (11) para abordar o tarifaço dos Estados Unidos imposto pelo presidente americano Donald Trump. A realização da ligação foi confirmada pelo Planalto.

O governo americano aumentou tarifas de importação de mercadorias nacionais, medida classificada pelo Planalto como unilateral.

De acordo com fontes do governo, a conversa, feita a pedido de Lula, também tratou das relações bilaterais entre os países e a conjuntura geopolítica internacional.

Em nota, o governo informou que a ligação durou cerca de uma hora e que os dois países “concordaram sobre o papel do G20 e do Brics na defesa do multilateralismo”.

“Os chefes de Estado também conversaram sobre a parceria estratégica bilateral. Nesse contexto, saudaram os avanços já alcançados no âmbito das sinergias entre os programas nacionais de desenvolvimento dos dois países e comprometeram-se a ampliar o escopo da cooperação para setores como saúde, petróleo e gás, economia digital e satélites”, afirmou o documento.

Mais tarde, o presidente brasileiro foi às redes sociais para comentar a ligação. “Reiterei a importância que a China terá para o sucesso da COP 30 e no combate à mudança do clima. O presidente Xi indicou que a China estará representada em Belém por delegação de alto nível e que vai trabalhar com o Brasil para o êxito da conferência”, diz a postagem.

Também nessa segunda, Lula afirmou que o Brasil precisa manter sua soberania e sonhar grande diante de um cenário internacional cada vez mais hostil. As declarações foram feitas durante a entrega de um prêmio da área de educação, no Palácio do Planalto.

“Este país está precisando de todos nós, porque o mundo está ficando mais perverso. O mundo está ficando mais nervoso, e nós precisamos de um país soberano, democrático, e que o povo brasileiro seja o único dono deste país.”

A China é o maior parceiro comercial do Brasil. Segundo o MDIC, entre janeiro e julho deste ano as exportações para a China superaram os US$ 57,6 bilhões – cerca de R$ 313 bilhões. Já as importações somaram US$ 41,7 bilhões – cerca de R$ 227 bilhões.

Medidas de reciprocidade

Assim que lançar o plano de ajuda econômica em resposta ao tarifaço de 50% anunciado pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, contra produtos brasileiros, o governo quer iniciar o debate sobre medidas de reciprocidade.

O tema é considerado polêmico porque empresários brasileiros temem que a aplicação da Lei de Reciprocidade possa encarecer produtos importados dos EUA ou gerar outros impactos negativos na economia. Além disso, integrantes de setores econômicos avaliam que o uso da lei poderia sinalizar uma saída da mesa de negociação para tentar reverter as tarifas impostas nos últimos meses.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Política

Deixe seu comentário

Verificação de Email - você receberá um email de confirmação após enviar o seu primeiro comentário, mas ele só será publicado depois que você clicar no link de verificação enviado para a sua conta de e-mail para confirma-lo. Os próximos comentários serão publicados automaticamente por 30 dias!

17 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Carlos Carlão
12 de agosto de 2025 10:49

Se tu defendes o comunismo para o Brasil, está certo então a tua opinão, o comunismo ótimo sistema de governo, porém para quem governo, o povo depois de implantado o couminismo que passe fome, a liberdade de expressão vai pro saco… Todos os paises que implantaram o comunismo/socialismo não deu certo, qual o pais que o povo vive com o mínimo de dignidade e liberdade? Nenhum, e tu ainda defende este sistema? Para de escrever tamanha besteira e vá pesquisar sobre este sistema.

Vanderlei Ochoa
12 de agosto de 2025 06:28

Brasil no caminho certo.

Jorge Ferreira
12 de agosto de 2025 10:43

brasil no ralo

Lirio Andrade
12 de agosto de 2025 10:52

Brasil e China unidos.
EUA a beira do abismo .
👏👏🇧🇷🇨🇳🤟🤟

Vanderlei Ochoa
12 de agosto de 2025 11:19

Quaquaquaqua. Não viaja na maionese , terraplanista.. quaquaquaqua

Miltch Mitch
12 de agosto de 2025 11:03

O China, proliferador de COVID, veio dar conselhos amorosos para o DEScondenado.
Larga a baranga…

Vanderlei Ochoa
12 de agosto de 2025 11:18

Quaquaquaqua pirou de vez

Jorge Schröder
12 de agosto de 2025 11:13

Estamos trocando um imperio onde a liberdade é o mais importante por um império onde a liberdade não existe. Parece aquela situação onde o homem acha uma amante carinhosa, linda e atraente para substituir a sua esposa …com o tempo a amante vai agir como a antiga mulher….

Anderson Cardoso da Silva
12 de agosto de 2025 11:58

aí tu vai lá deitar para Mito komer teu ku podre..

Vanderlei Ochoa
12 de agosto de 2025 11:17

VIVA OS BRICS. VIVA O MERCOSUL. VIVA O BRASIL. VIVA O ESTADISTA LULA.. VIVA O STF. VIVA O XANDÃO. Falando em XANDÃO, já arrumaram a sela na papuda para o golpista. Uma cama, uma latrina, um chuveiro . MITO vai ficar bem acomodado. Fiquem tranquilos

Joao Batista Santos Silva
12 de agosto de 2025 11:37

Desde quando esse pé de cana ta preocupado com os empresários e os trabalhadores ?

Anderson Cardoso da Silva
12 de agosto de 2025 11:42

64….João guarde foi beijar a mão do Mau se Tun é deu merdda…..América é rica China vai explorar todo ouro e balcitas do Brasil, te prepara povo. Pra comei iguarias chinesas…cachorro , gato , gafanhotos, grilos , capitão do toco pobre..lavas…

Vanderlei Stefani
12 de agosto de 2025 12:37

Em um movimento que promete balançar o cenário financeiro global, a China anunciou que o Banco dos BRICS, liderado pela ex-presidente Dilma Rousseff, deixará de operar exclusivamente com o dólar. A partir de agora, o banco passará a conceder empréstimos em moeda local, o que inclui o Real brasileiro. A medida é vista como um duro golpe na hegemonia da moeda americana e tem como objetivo fortalecer a soberania financeira dos países do bloco. 🚀

Vanderlei Stefani
12 de agosto de 2025 14:57

Os juros que o país precisa pagar para obter crédito estão altos, e investidores já questionam a sustentabilidade da dívida americana. A dívida dos EUA está, atualmente, em mais de US$ 37 trilhões, o equivalente a 120% do PIB norte-americano

Vanderlei Stefani
12 de agosto de 2025 18:28

Os Yankee sugam
Os China investem

Fernando Krause
12 de agosto de 2025 17:11

O CRÁPULA EMBUSTEIRO, que tanto arrota a palavra “soberania” está entregando o Brasil ao comunismo chinês…

Vanderlei Stefani
12 de agosto de 2025 18:56

China deve abrir mercado bilionário para o etanol brasileiro
Gigante asiático visa cumprir metas ambientais ambiciosas e vê o Brasil como fornecedor estratégico de biocombustível

Juventude derrota Corinthians na luta para deixar zona do rebaixamento do Brasileirão
Motoristas devem ficar atentos para alterações no trânsito em razão de obras em 11 rodovias estaduais no RS
Pode te interessar
17
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x