Quinta-feira, 10 de setembro de 2026
Por Redação O Sul | 16 de agosto de 2022
"Somos uma das maiores democracias do mundo", disse o presidente da Justiça Eleitoral.
Foto: Antonio Augusto/TSEEm discurso durante sua posse como presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), na noite desta terça-feira (16), o ministro Alexandre de Moraes fez uma defesa da urna eletrônica e do sistema eleitoral e foi aplaudido de pé pelos mais de 2 mil convidados no plenário da Corte.
Moraes fez o discurso diante do presidente Jair Bolsonaro e dos ex-presidentes Luiz Inácio Lula da Silva, Dilma Rousseff, Michel Temer e José Sarney. Entre os principais pontos da fala do novo presidente do TSE estiveram:
– Defesa da urna eletrônica e do sistema eleitoral;
– Defesa da democracia como único regime político em que o poder emana do povo;
– Diferenciação entre liberdade de expressão e “liberdade de destruição da democracia”;
– Crítica às fake news e à desinformação;
– Críticas ao discurso de ódio.
Logo no início de sua fala, Moraes citou a agilidade do sistema eletrônico e a confiança da população no sistema eleitoral. “Somos 156.454.011 de eleitores aptos a votar. Somos uma das maiores democracias do mundo em termos de voto popular, estando entre as quatro maiores democracias do mundo. Mas somos a única democracia do mundo que apura e divulga os resultados eleitorais no mesmo dia. Com agilidade, segurança, competência e transparência. Isso é motivo de orgulho nacional”, disse o novo presidente do TSE.
Ainda em seu discurso, Moraes disse que a cerimônia simboliza o respeito às instituições e o reconhecimento da democracia como único regime em que o poder emana do povo. “A cerimônia de hoje simboliza o respeito pelas instituições como único caminho de crescimento e fortalecimento da República.”
Além de Bolsonaro e os ex-presidentes, assistiram à fala de Moraes o presidente do Congresso, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL) e o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Fux. Os demais ministros do STF, outros deputados e senadores e 22 governadores também compareceram.
Liberdade de expressão
Moraes afirmou que liberdade de expressão não significa o mesmo que “liberdade de agressão” e “liberdade de destruição da democracia”. “A Constituição Federal consagra o binômio ‘liberdade e responsabilidade’, não permitindo de maneira irresponsável a efetivação do abuso no exercício de um direito constitucionalmente consagrado. Não permitindo a utilização da liberdade de expressão como escudo protetivo para a prática de discursos de ódio antidemocráticos, ameaças, agressões, violência, infrações penais e toda a sorte de atividades ilícitas. Eu não canso de repetir, e obviamente não poderia deixar de fazê-lo nesse importante momento: liberdade de expressão não é liberdade de agressão, de destruição da democracia, de destruição das instituições, da dignidade e da honra alheias”, afirmou o Moraes.
Discurso de ódio
Moraes fez críticas ao discurso de ódio, lembrou que o País está em período eleitoral e ressaltou que o direito do eleitor ao voto livre requer tranquilidade e confiança nas instituições.”Liberdade de expressão não é liberdade de propagação de discursos de ódio e preconceituosos. A liberdade de expressão não permite a propagação de discursos de ódio e ideias contrárias à ordem constitucional e ao Estado de direito – inclusive durante o período eleitoral. A plena liberdade do eleitor de escolher seu candidato, sua candidata depende da tranquilidade e da confiança nas instituições democráticas e no próprio processo eleitoral”, enfatizou o ministro.
Fake news
Moraes também afirmou que a Justiça Eleitoral vai combater a disseminação das informações falsas, as chamadas fake news, nas eleições. Ele disse que o TSE vai ser firme na atuação, principalmente no que diz respeito a informações fraudulentas escondidas no “covarde anonimato” das redes sociais.
Verificação de Email - você receberá um email de confirmação após enviar o seu primeiro comentário, mas ele só será publicado depois que você clicar no link de verificação enviado para a sua conta de e-mail para confirma-lo. Os próximos comentários serão publicados automaticamente por 30 dias!
Débil mental…
Por que teríam que ser fechados?Algum aviso de incendio ou bomba??
Vai ser orgulho Nacional, quando fecharem o TSE e o STF,
Parabéns Ministro Moraes.
Vai pra Cuba ou China…hahahahahahahahahahaah
Qual sería tua ideia para escolher un Presidente,Senadores,Diputados,Governadores,Prefeitos? Tem algum sistema melhor ou tu gostas de ditaduras?
Eleições, orgulho nacional??? Só se for para os canhotos!! Os cidadãos brasileiros em geral veem as eleições como uma obrigação, poucos consideram as eleições como um direito e um dever.
Infelizmente estes Ministros do STF e TSE não passam segurança e muito menos foram colocados lá pelo povo Brasileiro foram colocados pelo maior ladrão de todos os tempos de nossa Pátria, para passarem mais discordias, liberaram da Prisão após a maior manobra já vista pelo mundo político, deixando todos sem ação. Uma Vergonha para nosso Brasil.
Se tu tivesse vergonha……
Bandidos sendo convidados pra cerimónia de posse de ministro…
Ali tem 2 confirmados….carniça x Drácula.
BOLSONARO?
Quem tem que estar envergonhado , quem assaltou a nação..
NÃO INVERTA A ORDEM.
BANDIDO NUNCA É VÍTIMA.
Bozo tava mais sério que criança khda…..hahahahahahahahaha
Parabéns à democracia Brasileira. Finalmente madura. Parabéns ao KOJAK Brasileiro.
Dale Xandão?
Eu não tenho nenhum orgulho. Tenho é vergonha das atitudes daqueles senhores que comandam o sistema eleitoral.
A DEMOCRACIA é algo que se ap Quem quer ditadura, que vá para Cuba ou Coréia do Norte. Aqui no Brasil, ninguém vai acabar com a DEMOCRACIA.
Não tem preço 1 ou 2 bandidos no stf fazerem milhões de brasileiros de palhaços.
Ver o Bozo engolir quieto as palavras do ministro Alexandre não tem preço!
Lula x Demônio….
https://www.youtube.com/watch?v=fz06Q8Dl6H4…
Melhor?
Tem como auditar ?
Se alguém quiser recontagem, saber porque votos são anulados….tem como saber ?
Quem gosta do bozo, vota nele. Quem não gosta do bozo, vota em outro qualquer. Você aí, quer sistema melhor que esse, de ter a liberdade de escolha ou quer um sistema como na CORÉIA DO NORTE OU CUBA??? Então vai pra CUba…..hahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahah
Parabéns Ministro Alexandre de Moraes
Verdade. Provavelmente teu presidente e filhos, roubaram nas eleições que se elegeram e reelegeram sempre. São lafrões de urnas mesmo….vamos questionar e tirar os mandatos deles…hahahahahahahahahahahahahahahahah
A eleição é sim orgulho nacional, a vergonha é a apuração que não pode ser auditada.
Vanderlei Ochoa Vandeca do anel assado pelo Lula, mais débil mental que você não existe!! KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
Imbecil.Não sou petista.Para um bolsonarista limitado fica difícil de entender
Felix Etchegaray Gazela , como você só tem um neurônio fica muito para um petista entender., pois ele só tem olhos para Lula e corruptos!!
Orgulho” é “descondenar” criminosos de colarinho branco, condenados e “recondenados” por juízes, desembargadores e ministros de Tribunais superiores ???
E VERGONHA é um ex presidiário, um criminoso condenado e “recondenado” participando da posse !!!