Terça-feira, 08 de julho de 2025

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Mundo Emissões mundiais de dióxido de carbono caem 7% devido à pandemia de coronavírus

Compartilhe esta notícia:

O transporte terrestre representa cerca de um quinto das emissões de dióxido de carbono

Foto: Agência Brasil
São avaliados a poluição industrial, o crescimento da frota de veículos, condições meteorológicas, entre outros fatores. (Foto: Agência Brasil)

A pandemia de coronavírus confinou populações, reduziu viagens e quase paralisou a economia mundial, levando o planeta a diminuir as emissões de CO² (dióxido de carbono) em 7% neste ano, a maior queda já registrada, segundo dados preliminares de um grupo de cientistas.

O Projeto Carbono Global, formado por dezenas de cientistas internacionais, calculou que o mundo terá lançado 34 bilhões de toneladas de CO² na atmosfera em 2020, contra 36,4 bilhões em 2019, segundo estudo publicado na revista Earth System Science Data.

De acordo com os pesquisadores, a histórica redução deve-se sobretudo ao fato de as pessoas terem ficado em casa, viajando menos de carro e de avião. O transporte terrestre representa cerca de um quinto das emissões de dióxido de carbono, provenientes da combustão de combustíveis fósseis, principais responsáveis pelo aquecimento global que dá origem a alterações climáticas.

Os cientistas alertaram, no entanto, que as emissões de gases poluentes voltarão a aumentar após o fim da pandemia. “Claro que o confinamento não é, de maneira nenhuma, a melhor forma de combater as alterações climáticas”, disse Corinne LeQuere, cientista climática da Universidade de East Anglia e coautora do estudo.

O grupo de cientistas tinha previsto quedas nas emissões de 4% a 7% neste ano, dependendo da progressão da pandemia de Covid-19. O surgimento de novos casos da doença e as reduções contínuas nas viagens levaram a diminuição a atingir os 7%, explicou LeQuere.

As emissões diminuíram 12% nos Estados Unidos e 11% na Europa, mas apenas 1,7% na China. Apesar da redução sem precedentes das emissões de CO² em 2020, o mundo colocou em média 1.075 toneladas de dióxido de carbono na atmosfera a cada segundo.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

Lula avisa à Justiça que viajará a Cuba para gravar um documentário
Voto em legenda nas eleições municipais de 2020 registra o menor patamar dos últimos 20 anos
https://www.osul.com.br/emissoes-mundiais-de-dioxido-de-carbono-caem-7-devido-a-pandemia-de-coronavirus/ Emissões mundiais de dióxido de carbono caem 7% devido à pandemia de coronavírus 2020-12-11
Deixe seu comentário
Pode te interessar