Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil Empresa de energia solar lança sistema que dispensa conexão com a rede elétrica

Compartilhe esta notícia:

(Foto: Soninha Vill/GIZ via Agência Brasil)

A Renovigi Energia Solar, empresa que desenvolve sistemas fotovoltaicos, está lançando um novo sistema autônomo. A tecnologia tem uma bateria de lítio para armazenar energia solar nos períodos em que não há geração de luz, fazendo com que o sistema funcione independente da rede elétrica.

O diretor comercial, de marketing e novos negócios da Renovigi, Antônio Carlos Federico, diz que o sistema foi desenvolvido há apenas oito meses e traz diversos benefícios para o produtor rural. “É um sistema totalmente desconectado da rede elétrica, o que é muito bom porque tem propriedades distantes da rede de distribuição”, afirma.

Segundo Federico, são instalados painéis solares no solo ou no telhado da propriedade, que são ligados a um inversor inteligente que transforma e gerencia a energia. “É muito interessante porque, diferente do sistema convencional, você pode usar o sistema solar durante o dia, e a bateria durante a noite”, aponta.

O diretor destaca que a bateria de lítio não requer manutenção. “É uma bateria bem diferente das automotivas, e não há nada muito diferente na instalação. Você só vai precisar cobrir a bateria e o inversor. São pequenos, não aquecem e não geram ruído”, diz.

Paraná

Mesmo com o programa Tarifa Rural Noturna (TRN) mantido no Paraná, os produtores estão focados em investir em outra fonte de energia: a fotovoltaica, que reduz os custos e diminui a dependência dos serviços de energia elétrica.

O presidente da Federação dos Trabalhadores Rurais e Agricultores Familiares do Paraná, Marcos Brambilla, relata que está havendo uma grande movimentação através de organizações como sindicatos, cooperativas e outros para incentivar o consumo de energia renovável.

“A tendência é que podemos caminhar para um ambiente em que podemos também produzir energia e isso vem sendo construído juntamente com o governo e todo o setor produtivo”, conta.

“O problema que temos hoje com a TRN é que ela prevê das 21h30 às 6h um subsídio de 60% do custo garantia, o que pode corresponder a 20% do custo da produção. Estamos trabalhando em uma política de crédito rural do governo federal e estadual, onde o governo do estado estaria subsidiando, ou seja, o agricultor estaria pegando recursos públicos com juros subsidiados, ou seja, taxa de juros zero”, completa.

Segundo Brambilla, o incentivo de energia elétrica beneficiaria a todos, tanto os agricultores que utilizam a energia parcialmente quanto para os que usam 24h por dia.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Um em cada quatro servidores públicos federais terminou 2020 em teletrabalho. 35 órgãos do governo federal já estudam a opção de tornar a prática permanente
O primeiro satélite totalmente brasileiro, o Amazônia 1 tem seu lançamento bem-sucedido
https://www.osul.com.br/empresa-de-energia-lanca-sistema-que-dispensa-conexao-com-a-rede-eletrica/ Empresa de energia solar lança sistema que dispensa conexão com a rede elétrica 2021-02-28
Deixe seu comentário
Pode te interessar