Domingo, 12 de outubro de 2025

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil Enem: aplicativo do Ministério da Educação traz simulados e correção de redações

Compartilhe esta notícia:

Ferramenta foi batizada como “MEC Enem - o Simuladão do Enem”. (Foto: Joédson Alves/Agência Brasil)

O Ministério da Educação disponibilizou um aplicativo voltado para pessoas que querem se preparar para a prova do Enem. Chamado de “MEC Enem”, o programa está disponível para download e pode ser encontrado nas principais lojas virtuais para smartphone, além da versão pela internet, no navegador. O acesso é feito pelo login do sistema Gov.br. As provas do Enem acontecerão nos dias 9 e 16 de novembro.

A ferramenta do MEC disponibiliza simulados de questões, permite separá-las por áreas de conhecimento, oferece vídeos e apostilas com materiais de reforço e também um assistente virtual com inteligência artificial que ajuda a construir planos e cronogramas de estudo, além de tirar dúvidas sobre os conteúdos. A inteligência artificial também ajuda na redação, transcrevendo o texto feito a mão e fazendo a correção.

Tanto a seção de questionário quanto a de redação podem ser cronometradas, o que é feito de acordo com os parâmetros do exame real. As conquistas e as pontuações de cada estudante ficam dispostas em um perfil privado, sendo possível para o usuário do aplicativo compartilhar sua evolução nas redes sociais.

O MEC reforça que, além dos candidatos ao Enem, a ferramenta funciona também para estudantes do ensino médio em geral e pessoas que queiram revisar seus estudos.

Redação

O simulado para a redação é feito com ajuda de inteligência artificial. Um tema é sugerido com base em provas antigas do Enem, e o usuário deve escrevê-lo a mão, conforme as regras da prova. Na sequência, deve enviar uma foto do texto para o aplicativo, que faz a transcrição da redação para o computador e permite ao usuário editar o que achar necessário.

É a partir da versão digitalizada que a IA corrige a redação, em até 60 segundos, e devolve um gabarito com sugestões de melhoria e pontuação estimada.

O usuário pode testar conhecimentos na redação em uma seção específica. Um tema é sugerido baseado em provas antigas do exame. O aluno precisa escrever a redação de próprio punho e tirar uma foto do texto.

O aplicativo tem um cronômetro nas seções de questionário e redação, simulando a experiência do exame. As conquistas e as pontuações de cada estudante ficam dispostas em um perfil privado. Mas o usuário do aplicativo pode compartilhar a evolução nas redes sociais.

O que o app oferece

Após realizar o login com a conta gov.br, o participante tem acesso a:

• trilhas de estudo divididas por área e nível de dificuldade;
• simulados completos com questões de edições anteriores do Enem;
• assistente virtual com inteligência artificial, que ajuda a montar cronogramas personalizados e esclarecer dúvidas com base em conteúdos exclusivos;
• correção automatizada de redação, com transcrição e análise do texto em alta velocidade e precisão.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Uma em cada quatro famílias do País não sabe se terá comida suficiente na mesa
Deputados do Paraná têm cinco dias para devolver “placas secretas”, determina Assembleia Legislativa
https://www.osul.com.br/enem-aplicativo-do-ministerio-da-educacao-traz-simulados-e-correcao-de-redacoes/ Enem: aplicativo do Ministério da Educação traz simulados e correção de redações 2025-10-11
Deixe seu comentário
Pode te interessar