Quarta-feira, 24 de junho de 2026

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Agro Carlos Fávaro volta ao Ministério da Agricultura para preparar transição

Compartilhe esta notícia:

A nomeação foi publicada em edição extra do Diário Oficial da União desta segunda-feira.

Foto: Valter Campanato/Agência Brasil)
A nomeação foi publicada em edição extra do Diário Oficial da União desta segunda-feira. (Foto: Valter Campanato/Agência Brasil)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva nomeou novamente, nesta segunda-feira (30), Carlos Fávaro como ministro da Agricultura. Ele volta para reuniões de coordenação final da sua gestão e para fazer a transição para André de Paula, que assumirá o comando da Pasta a partir de quarta-feira (1°). A nomeação foi publicada em edição extra do Diário Oficial da União desta segunda-feira.

Na sexta-feira (27), Fávaro foi exonerado temporariamente em um movimento do governo para evitar a aprovação do relatório final da CPMI do INSS no Congresso Nacional. Assim, ele retomou o mandato no Senado, o que gerou mudanças na composição da comissão. Margareth Buzzetti (PP-MT), sua suplente, que votaria contra os interesses do governo, perdeu o mandato e saiu da vaga. No lugar dela, entrou o senador Beto Faro (PT-PA), da base governista.

O governo derrotou a oposição na votação, que rejeitou o relatório por 19 votos a 12. No domingo (29), Fávaro disse que voltaria para fazer a transição de cargo. Além dele, sairão o secretário-executivo, Irajá Lacerda, que será candidato à Câmara dos Deputados por Mato Grosso, e o secretário de Política Agrícola, Guilherme Campos, que concorrerá a deputado estadual em São Paulo.

Cléber Soares deverá ser o novo secretário-executivo e Wilson Vaz de Araújo pode assumir novamente a Secretaria de Política Agrícola, mesmo que temporariamente. André de Paula levará seu assessor especial, Lázaro Medeiros, que está com ele na política há 36 anos, mas ainda não há definição de cargo no Ministério da Agricultura.

Na quarta-feira, André de Paula vai transmitir seu cargo no Ministério da Pesca e Aquicultura para Édipo Araújo, às 10h. De tarde, assumirá o Ministério da Agricultura. Ainda não houve divulgação do horário.

Em janeiro de 2023 André de Paula assumiu o Ministério da Pesca e Agricultura. A pasta foi criada por Lula em 2003 e incorporada ao Mapa durante os governos de Michel Temer e Jair Bolsonaro. Com a volta do petista ao executivo, André de Paula se tornou o oitavo nome a assumir a pasta.

A gestão de André de Paula no Ministério foi marcada pelo aumento nas exportações da piscicultura brasileira. No primeiro semestre de 2025, o país quebrou o recorde nesse âmbito, com mais de 3.900 toneladas enviadas para o exterior.

Outro marco da gestão nesses mais de três anos foi a ampliação de direitos à pesca artesanal e social, com a criação do Plano Nacional da Pesca Artesanal em 2025. Com a mudança de ministério, André de Paula terá também um salto no orçamento administrado. Na Pesca e Aquicultura, ministério recriado em 2023, tinha cerca de R$ 270 milhões para gestão da Pasta e programas finalísticos.

Na Agricultura, terá um saldo total de R$ 12,1 bilhões, que incluem a administração, a previdência dos servidores e a atuação em políticas públicas. Para programas e gestão direta são R$ 4,5 bilhões. Além disso, terá a vinculação da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), com mais R$ 4,8 bilhões de orçamento, e o Fundo de Defesa da Economia Cafeeira (Funcafé), com R$ 7,4 bilhões em 2026.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Agro

Deixe seu comentário

Verificação de Email - você receberá um email de confirmação após enviar o seu primeiro comentário, mas ele só será publicado depois que você clicar no link de verificação enviado para a sua conta de e-mail para confirma-lo. Os próximos comentários serão publicados automaticamente por 30 dias!

3 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
ochoavanderlei@gmail.com
31 de março de 2026 06:34

ESTADISTA LULA botou um latifundiário decente no ministério. São poucos os latifundiários que valem alguma coisa. Parabéns ESTADISTA LULA. E a direita golpista continua a atacar o STF e o governo eleito pelo povo honesto.

JORGE ERASMO DOS SANTOS CUNHA
30 de março de 2026 22:48

Na sexta-feira (27), Fávaro foi exonerado temporariamente em um movimento do governo para evitar a aprovação do relatório final da CPMI do INSS no Congresso Nacional. Assim, ele retomou o mandato no Senado, o que gerou mudanças na composição da comissão.”. E agora povo brasileiro de qualquer lado partidário, esta bom assim ? Estão gostando ehn ! Apoiando e achando certo a articulação para evitar CPMI do INSS ? Pense bem ! Outubro esta próximo.

https://www.osul.com.br/carlos-favaro-volta-ao-ministerio-da-agricultura-para-preparar-transicao/

Fabiano
30 de março de 2026 21:06

O lema é… Quadrilha unida jamais será vencida.

Plano de demissão dos Correios tem adesão abaixo da meta
Grêmio intensifica preparação visando duelo contra o Palmeiras pelo Brasileirão
Pode te interessar
3
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x