Terça-feira, 07 de maio de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
22°
Partly Cloudy

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil Entenda o que são os fundos de investimento e como eles funcionam

Compartilhe esta notícia:

O fundo funciona como um condomínio, em que diversos investidores colocam seu dinheiro e deixam um administrador decidir qual a melhor aplicação para todos. (Foto: Reprodução)

Os fundos de investimento são populares entre pessoas que querem investir, mas não sabem em que aplicar seu dinheiro. Muitos investidores preferem colocar seu capital em um fundo e deixar um administrador decidir qual a melhor opção de investimento.

Existem diversos fundos no mercado e todos os bancos oferecem alguma opção para seus clientes. Desse jeito, o próprio banco investe por você. Em troca, ele recebe uma taxa de administração.

Um fundo é uma espécie de “condomínio”, que reúne o dinheiro de vários investidores para aplicar. Na prática, quando você investe em um fundo, está comprando cotas. Elas são a menor fração do patrimônio líquido desse fundo.

Os cotistas (os “moradores”) compram uma quantidade de cotas ao aplicar e pagam uma taxa de administração a um terceiro (o administrador) para coordenar as tarefas do fundo e gerenciar seus recursos no mercado.

Ao comprar cotas de um determinado fundo, o cotista está aceitando suas regras de funcionamento (aplicação, resgate, horários, custos etc.) e passa a ter os mesmos direitos dos demais cotistas, independentemente da quantidade de cotas que cada um possui.

O funcionamento dos fundos de investimento obedece às normas da CVM (Comissão de Valores Mobiliários) e a um regulamento próprio. É muito importante que se faça a leitura do regulamento do fundo de investimento, pois é nele que poderão ser encontradas as regras de diversificação da carteira de ativos, grau de risco, taxa de administração e despesas, regras de aplicação e resgate de cotas etc.

O gestor terá de alocar os recursos de acordo com as regras de cada fundo. Alguns só permitem investimentos em renda fixa, outros em renda variável e alguns são multimercado – ou seja, reúnem diferentes aplicações.

Como investir em fundos

O primeiro passo é escolher o fundo que mais atenda aos seus objetivos. Depois disso, para fazer a primeira aplicação, você deve procurar informações de quais são procedimentos que a instituição financeira escolhida determina para iniciar suas aplicações.

Na maioria dos casos, as empresas solicitarão o preenchimento de um cadastro, cópia dos documentos pessoais e, talvez, a abertura de uma conta-corrente. Há vários canais de atendimento para auxiliar os investidores: agências, centrais telefônicas, internet e consulta pessoal.

Vantagens e desvantagens

Uma vantagem dos fundos de investimento é que eles permitem que as pessoas tenham acesso a diversos mercados, mesmo sem tempo e com poucos recursos.

“A principal vantagem é se juntar a um grupo de investidores e se valer da diluição dos custos e aumento do poder de negociação por conta da união das reservas”, explica Marcela Kawauti, economista-chefe do SPC (Serviço de Proteção ao Crédito) Brasil.

Outra é que investidores leigos em finanças podem investir seu dinheiro com apoio de profissionais especializados, aponta Marcela.

Por outro lado, uma das principais desvantagens são as taxas pagas para a instituição financeira que administrará o dinheiro, como a taxa administração e taxa de performance.

“Uma vez que parte do rendimento é direcionado a essas taxas, o investidor deve sempre se atentar a este ponto no momento de optar por um determinado fundo”, explica a economista do SPC Brasil. (AG/UOL)

tags: economia

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Reunião com a GM e sindicato ocorre na próxima segunda-feira
Técnico do Internacional faz testes para cobrir desfalques contra o Goiás, na terça-feira
https://www.osul.com.br/entenda-o-que-sao-os-fundos-de-investimento-e-como-eles-funcionam/ Entenda o que são os fundos de investimento e como eles funcionam 2017-07-29
Deixe seu comentário
Pode te interessar