Sábado, 27 de abril de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
23°
Light Rain with Thunder

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

| Entrevista com o Caudilho – Um cowboy no Pampa será lançado amanhã (05) na Feira do Livro

Compartilhe esta notícia:

Lançamento dia 05/11, às 19h, na Feira do Livro de Porto Alegre. Na foto, o autor, Cassiano Fuga Cunha, advogado, Bacharel em Direito pela PUCRS, pós-graduado na Escola da Ajuris e na Fundação Getúlio Vargas (FGV), com extensão na Universidade da Califórnia, em Irvine.

O livro tem por pano de fundo a vinda ao Rio Grande do Sul do jornalista norte-americano Ambrose Bierce para entrevistar os líderes da Revolução de 1893, a Revolução da Degola. As entrevistas foram publicadas à época no Jornal Tribune de NY e, hoje, estão arquivadas na Biblioteca Pública de Nova York.

Na Revolução Federalista do Rio Grande do Sul, entre 1893 e 1895, foram assassinadas de 12 mil a 15 mil pessoas, ou 1,3% da população da época, de 900 mil pessoas. Para efeito de comparação essa é a mesma proporção de mortos na Guerra Civil da Síria (300 mil mortos, tomando-se por base a população da Síria em 2010, de 22.000.000 de habitantes). Há um detalhe estarrecedor: 2/3 da população do Rio Grande do Sul em 1893 era composto por mulheres (600 mil mulheres e 300 mil homens). Dessa forma, o morticínio atingiu até 5% da população masculina do Estado, em apenas dois anos.

Personagem real, Ambrose Bierce, o Gringo Velho da obra de Carlos Fuentes e do filme com Gregory Peck e Jane Fonda, esteve pelos Pampas para entrevistar os dois líderes políticos da revolta sul-rio-grandense: Gaspar da Silveira Martins (1834-1901) e Júlio Prates de Castilhos (1860-1903). Jornalista ferino, Bierce escreveu obras como The Devil’s Dictionary (O Dicionário do Diabo), no qual elenca máximas imbatíveis da política e dos relacionamentos em geral e segue atual mais de cem anos após sua 1a edição, em 1906, sob o título The Cynic’s Word Book 2. Bierce desapareceu na Revolução Mexicana, em 1913.

Entrevista com o Caudilho recupera passagens importantes da História do Rio Grande do Sul, como a Colonização do Pampa pelos Guanches originários das Ilhas Canárias (que deram origem aos Gauchos/Gaúchos), os Lanceiros Negros e as Missões Jesuíticas. A história narra a viagem do Jornalista Cowboy e do Piquete de Gaúchos comandado pelo Capitão Vidoca Cunha, outro personagem real, que na narrativa foi enviado para escoltar o Gringo Velho da Fronteira do Uruguai até Porto Alegre. Durante a viagem, em meio aos combates da Revolução de 1893, é traçado um paralelo entre as Missões Jesuítas da América do Sul e as Missões da América do Norte, especialmente as da Califórnia. A obra examina as semelhanças e principalmente as diferenças entre o Gaúcho e o Cowboy, o primeiro submetido ao regime semifeudal das sesmarias portuguesas e o segundo representando a encarnação do capitalismo norte-americano.

Com texto agradável e leve, o livro está dividido em capítulos curtos ligados pelo fio condutor da História e da imaginação do autor, como os interessantes diálogos das entrevistas entre os personagens reais: o jornalista norte-americano e os caudilhos gaúchos. Editado pela Martins Livreiro, Entrevista com o Caudilho – Um cowboy no Pampa traz também documentos históricos ao longo de suas 116 páginas. A sessão de autógrafos na Feira do Livro, onde está sendo lançado, está marcada para o dia 05 de novembro, às 19h, na Praça dos Autógrafos.

O Autor

Cassiano Fuga Cunha é advogado, Bacharel em Direito pela PUCRS, pós-graduado na Escola da Ajuris e na Fundação Getúlio Vargas (FGV), com extensão na Universidade da Califórnia, em Irvine. Natural de Marau, foi criado em Erechim e mora há vinte anos em Porto Alegre. Apaixonado por História, o autor lança-se na aventura literária com o primeiro romance cuja base histórica é a Revolução Federalista e seus protagonistas, sendo bisneto do Capitão João José da Cunha Filho, o Vidoca Cunha, que lutou na Revolução de 1893 com lenço branco.

 

 

 

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de |

O contador de Lula afirma que levou recibos de aluguel para o proprietário do apartamento assinar
O Facebook está prestes a terminar com a enxurrada de convites para games que todas as pessoas recebem na internet
https://www.osul.com.br/entrevista-com-o-caudilho-um-cowboy-no-pampa-sera-lancado-amanha-05-na-feira-do-livro/ Entrevista com o Caudilho – Um cowboy no Pampa será lançado amanhã (05) na Feira do Livro 2015-11-04
Deixe seu comentário
Pode te interessar