Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Mundo Epidemia de coronavírus segue piorando na Ásia e afeta economias

Compartilhe esta notícia:

Cingapura havia flexibilizado algumas restrições ao funcionamento dos restaurantes apenas algumas semanas atrás. (Foto: Reprodução)

O avanço da variante Delta, mais contagiosa, na Ásia já está causando estragos nas economias da região, com muitos países adotando restrições cada vez mais amplas e rígidas em uma tentativa de reverter números recordes de mortes e de casos de covid-19.

Novo epicentro global da pandemia, economistas já veem uma desaceleração no crescimento econômico da Indonésia. Na quarta (21) o país registrou mais 1.383 óbitos causados pela doença — maior número desde o início da pandemia. Mais 33.772 pessoas foram infectadas em 24 horas.

Por causa dos números ainda altos de casos e mortes, o presidente da Indonésia, Jodo Widodo, prorrogou o “lockdown” decretado no início do mês para até domingo. Isso levou a TD Securities reduziu sua estimativa de crescimento econômico da Indonésia neste ano de 4,7% para 4,1%. As restrições à mobilidade, segundo a TD Securities, deverão afetar fortemente as vendas no varejo neste mês.

O banco central da Indonésia também cortou sua previsão de crescimento do PIB para o ano, para 3,8%, de um intervalo de 4,1% a 5,1%, enquanto que o governo indonésio reduziu sua meta de crescimento para o ano para 3,7%-4,5%.

Economistas alertam que uma prolongada batalha contra a covid-19 pode ter um impacto negativo de longo prazo sobre a produtividade na Indonésia. O país asiático já perdeu seu status de nação de renda média alta com a piora nos níveis de pobreza e de emprego no ano passado.

A retomada de restrições em Cingapura, anunciadas nesta semana, também vão desacelerar o crescimento econômico da cidade-Estado. Desde esta quinta (22), os restaurantes não podem atender clientes à noite, e as reuniões de grupo estão reduzidas de cinco para duas pessoas até 18 de agosto.

O banco Barclays cortou sua previsão de crescimento do PIB de Cingapura em 2021 de 7% para 6,5%, citando a reintrodução de restrições sanitárias. Mas o banco ainda espera uma retomada econômica significativa no fim de agosto ou início de setembro, uma vez que Cingapura está perto de alcançar sua meta de vacinar 75% de sua população até 9 de agosto.

Cingapura havia flexibilizado algumas restrições ao funcionamento dos restaurantes apenas algumas semanas atrás. A mudança no rumo de reabertura após o aumento de casos na última semana. Na terça-feira (20), o Ministério da Saúde da cidade-Estado reportou 182 novos casos de covid-19.

Outro país afetado por uma nova onda da covid-19, a Tailândia registrou 13.002 novos casos nas últimas 24 horas, recorde desde o início da pandemia. Mais 108 pessoas morreram após serem infectadas pelo vírus.

A Coreia do Sul teve na quarta um recorde de 1.784 novos casos de covid-19, alta também provocada pela variante delta, segundo as autoridades.

A Malásia também registrou um recorde de mortes por covid-19: 199. Segundo o balanço do Ministério da Saúde, mais 11.985 casos da doença foram confirmados no país nas últimas 24 horas, elevando o total para 951.884.

Na vizinha Oceania, os dois maiores Estados da Austrália relataram forte aumento nos novos casos de covid-19, esfriando as esperanças de flexibilização do lockdown que afeta mais da metade da população do país. Dados divulgados na quarta apontaram uma queda de 1,8% nas vendas no varejo em junho em relação a maio no país, refletindo o impacto das restrições. As vendas no devem seguir fracas com lockdowns ainda em vigor em Sydney e Melbourne.

tags: em foco

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

China critica “arrogância” da Organização Mundial da Saúde por querer investigar a origem do coronavírus
Software espião pode ter sido usado para localizar princesa que tentava escapar do pai
https://www.osul.com.br/epidemia-de-coronavirus-segue-piorando-na-asia-e-afeta-economias/ Epidemia de coronavírus segue piorando na Ásia e afeta economias 2021-07-22
Deixe seu comentário
Pode te interessar