Quarta-feira, 24 de abril de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
21°
Cloudy

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil Chuvas provocam alagamentos e deslizamentos em Florianópolis

Compartilhe esta notícia:

A região mais atingida é a Grande Florianópolis.

Foto: Flavio Vieira Jr/Defesa Civil SC
Mais de 90 pessoas estão desabrigadas. (Foto: Prefeitura de Florianópolis)

Chuvas intensas provocaram na manhã desta segunda-feira (25) um alagamento e alto volume de água e rejeitos nas vias públicas no bairro da Lagoa da Conceição, em Florianópolis (SC). Segundo a prefeitura, 94 pessoas estão desabrigadas.

De acordo com a prefeitura, houve o rompimento de uma estrutura da Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan), o que ampliou o volume de água na via. As áreas de risco foram isoladas e as famílias serão realojadas nos abrigos municipais, caso necessário.

Ainda segundo a prefeitura, durante os serviços de remoção das terras que deslizaram na saída da ilha na Via Expressa, houve novos rolamentos. Agentes da Guarda Municipal passaram o dia no local para orientar os motoristas.

Em nota, a Casan informou que o rompimento de taludes da lagoa artificial de infiltração foi contido próximo ao meio-dia. A companhia disse ainda que o líquido que escorreu para a Lagoa da Conceição é “efluente tratado e água da chuva, e não esgoto”.

Previsão

Segundo o sistema de meteorologia local, a previsão de chuva se mantém. A Defesa Civil de Florianópolis segue o monitoramento dos locais de maior risco, como as regiões de morro do centro e norte da ilha. Até o momento, foram registradas mais de 100 ocorrências de deslizamentos, desmoronamentos e alagamentos em vários bairros da cidade desde a última semana.

A orientação é que a população, tanto pedestres quanto motoristas, evite se deslocar nos pontos afetados pela chuva para evitar riscos à saúde e acidentes, além de ocorrências por deslizamentos.

De acordo com o Corpo de Bombeiros de Santa Catarina, no fim de semana foram registrados soterramentos e deslizamentos que provocaram a morte de duas pessoas.

Ajuda

A Guarda Municipal segue realizando os atendimentos de suporte nas vias públicas. Ainda na manhã desta segunda-feira, durante os serviços de remoção das terras que deslizaram na saída da Ilha na Via Expressa, houveram novos rolamentos. Os serviços de recolhimento e limpeza da pista estão sendo realizados pela Cetep/Dnit. O prefeito Gean Loureiro determinou que equipes com o maquinário da prefeitura se desloquem para o local para auxiliar na desobstrução. Agentes da GMF seguem no local para orientar os motoristas. A orientação é que os moradores evitem se deslocar sentido Ilha – Continente ou pela região Central.

Nos bairros, as subprefeituras e intendentes coordenam os serviços de limpeza e desobstrução, que continuam a serem realizados, inclusive no período noturno. A orientação é que a população, tanto pedestres quanto motoristas evitem se deslocar nos pontos afetados pela chuva para evitar riscos à saúde e acidentes, além de ocorrências por deslizamentos. Em casos de emergência, a Defesa Civil de Florianópolis deve ser acionada pelo 199 e a Guarda Municipal pelo 153. Reforçamos que todo serviço de resgate deve ser feito por profissional capacitado para que vidas não sejam colocadas em risco.

O número atualizado de desabrigados é de 90 pessoas, que estão alojadas em casas de parentes ou familiares e outras quatro pessoas que estão acolhidas no hotel custeado pela Prefeitura. Esse dado deve ser atualizado assim que a Defesa Civil do Município realizar o levantamento e realojamento das casas atingidas na Lagoa da Conceição. No último domingo, 24, a rede solidária Somar Floripa e a Secretaria de Assistência Social organizaram um abrigo provisório na Passarela do Samba com 50 vagas, caso seja necessário acolher mais pessoas. A rede solidária também providenciou itens como colchões, kits de higiene, água e álcool em gel para deixar no espaço. Até o momento não foi necessário já que os desalojados foram encaminhados para o hotel.

Nos últimos sete dias, a Defesa Civil de Florianópolis atendeu mais de 100 ocorrências de deslizamentos, desmoronamentos e alagamentos em vários bairros da cidade. As frentes de trabalho da administração municipal consistem na retirada de pessoas de áreas de risco, limpeza e desobstrução de ruas, retiradas de árvores caídas, e serviços com hidrojato para redução do volume de água nas vias públicas, além de apoio na coleta de lixo. Mais de 250 pessoas estão distribuídas nos pontos de maior necessidade dos atendimentos.

Neste momento, em que a previsão de chuva se mantém, a Defesa Civil do município continua monitorando os locais de maior risco, como regiões de morro do Centro e Norte da Ilha. Assim que as chuvas cessarem, a Prefeitura de Florianópolis deve iniciar o processo de quantificação e qualificação dos danos para então poder traçar os planos de recuperação.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Forças de segurança e aeronaves atendem acidente de ônibus no Paraná
Governo gaúcho distribui vacinas Oxford/AstraZeneca nesta segunda
https://www.osul.com.br/equipes-do-governo-catarinense-atuam-para-minimizar-estragos-causados-pela-chuva/ Chuvas provocam alagamentos e deslizamentos em Florianópolis 2021-01-25
Deixe seu comentário
Pode te interessar