Domingo, 21 de setembro de 2025
Por Redação O Sul | 19 de dezembro de 2015
Embora confirme que estão suspensos os repasses dos recursos do chamado Fundo de Legado da Copa, a Fifa (entidade máxima do futebol) negou que a decisão esteja ligada à crise política que a entidade vive, conforme afirmara o presidente licenciado da CBF (Confederação Brasileira de Futebol), Marco Polo Del Nero. Em comunicado, a Fifa atribui a suspensão ao fato de, neste momento, discutir com a CBF “requisitos adicionais relacionados a relatórios e auditorias”. A entidade brasileira garante ter cumprido as obrigações contratuais previstas no acordo.
Ou seja, a suspensão dos pagamentos estaria, segundo a Fifa, relacionada ao cumprimento de contrapartidas, por parte da CBF, em relação à demonstração de como os recursos do programa foram empregados. A entidade brasileira, no entanto, afirmou por nota que o contrato inicial celebrado com a Fifa foi cumprido.
O Fundo de Legado da Copa criado pela Fifa destinaria 100 milhões de dólares para investimento em infraestrutura, apoio ao futebol feminino, fomento de projetos sociais e programas voltados para a saúde. Foram repassados 5,6 milhões de dólares à CBF, valor investido na construção de um CT (Centro de Treinamento) em Belém (PA). O local ganhou quatro campos de futebol no Centro Esportivo da Juventude. Este seria o primeiro de 15 CTs em cidades que não foram sedes da Copa do Mundo de 2014. (AG)