Quarta-feira, 24 de junho de 2026
Por Redação O Sul | 21 de julho de 2023
Apesar da decisão do governo federal, alguns Estados, entre eles o Rio Grande do Sul, decidiram manter essas instituições de ensino
Foto: Ana Amaral/Prefeitura de ParnamirimO governo federal oficializou nesta sexta-feira (21) a revogação do Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares, conforme havia sido anunciado pelo MEC (Ministério da Educação) na semana passada.
De acordo com o decreto publicado no Diário Oficial da União, a pasta estabelecerá um plano de transição para encerrar as atividades do programa, implementado no governo do ex-presidente Jair Bolsonaro.
O ato do governo federal não significa, no entanto, que haverá uma desmilitarização obrigatória dessas escolas. Alguns Estados, entre eles o Rio Grande do Sul, decidiram manter essas instituições de ensino com o mesmo modelo por conta própria.
“Atualmente, o Rio Grande do Sul possui 18 escolas estaduais que aderiram ao programa. O governo do Estado irá manter o que já está em andamento”, informou a Secretaria Estadual da Educação do RS na semana passada.
Agora, o programa saiu da alçada do MEC. O presidente afirmou que não é “obrigação do MEC” cuidar desse modelo de ensino e que continuar com as escolas cívico-militares seria uma escolha de cada Estado. Lula defendeu que o Ministério da Educação tem que “garantir educação civil igual” para todos.
“O Camilo [Santana] anunciou o fim do ensino cívico-militar porque não é a obrigação do MEC cuidar disso. Se cada Estado quiser criar, que crie. Se cada Estado quiser continuar pagando, que continue. Mas o MEC tem que garantir a educação civil igual para todo e qualquer filho de brasileiro”, declarou o petista.
Com o fim do programa, os recursos federais direcionados para essas escolas devem ir para instituições de tempo integral e outros projetos prioritários do ministro da Educação, Camilo Santana.
O Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares autorizava a transformação de instituições de ensino públicas em cívico-militares. Pelo modelo, a gestão das escolas era feita por militares, enquanto a parte pedagógica ficaria com educadores civis.
A proposta tinha como objetivo reduzir a evasão escolar e inibir casos de violência. Desde 2019, cerca de 200 escolas aderiram ao programa do governo federal em todo o País.
Verificação de Email - você receberá um email de confirmação após enviar o seu primeiro comentário, mas ele só será publicado depois que você clicar no link de verificação enviado para a sua conta de e-mail para confirma-lo. Os próximos comentários serão publicados automaticamente por 30 dias!
Calma guri !! Toma um chazinho de feno com cloroquina que logo passa.🤣🤣🇧🇷🇧🇷🤟🤟🤟🇧🇷🇧🇷😂😂😂
faz o L petezada de bosta.
Calma assim até a carolzinha se assusta.
Escolas para tornar futuros cidadãos em zumbis obedientes e alienados. Só serviriam para empregar militar aposentado que já ganha altos salários. Parabéns ao ESTADISTA LULA. DEMOCRACIA EM PRIMEIRO LUGAR.
O diabólico lulopetismo quer voltar a ideologizar as mentes das inocentes crianças e adolescentes, o que não é permitido nas escolas cívico-militares, cujo ensino trabalha respeito, valores e conhecimento sadios.
Lembram do que o MEC fez nos governos petistas com as cartilhas ???
Qualquer dúvida é só consultar o Google…
Dá pra notar o que o cidadão dirigido pela direita civico militar fez no dia 08 de aneiro de 2023…nota-se que são pessoas bem conscientes e cumpridoras dos deveres patrióticos……ahahahahahahahahahahahahaando de vagabundos golpistas salafras.
Calma vandeca assim vai infartar
Ah e ainda dá pra notar o quanto os militares civico militares que ocuparam cargos no governo do bolsonaro, ganhando duplamente salários. Ganhavam como militares, como funcionários civico militares e ainda uns até ganhavam produtividade, como no caso dos que ocupavam cargos na PETROBRAS. Como são patriotas!!!! hahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahaahahahahahah
Aproveitando que cada Estado possa decidir o que melhor convir para seu povo, sem a participação do governo federal, então porque estes Estados não se “emancipam” e pratiquem uma vida “solo” pois capacidade e condições há.
Parabéns RIO GRANDE DO SUL e demais estados que vão continuar com o programa!
O Ladrão Lula odeia qualquer relação com sua prisão, esquerda não gosta de respeito, disciplina e não querem que joven tenham melhor educação porque a esquerda se alimenta da ignorância para se manter no poder.
Maluco.
Governo sendo plural, pelo bem do Brasil. Parabéns ESTADISTA LULA. O governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) enfrenta dificuldades para definir quais pastas estão disponíveis para a reforma ministerial que está em gestação. Os nomes que vão entrar parecem definidos: André Fufuca (PP-MA) e Silvio Costa Filho (Republicanos-PE). Os dois deputados se reuniram nesta semana com o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, em um encontro que, de acordo com relatos feitos ao Estadão/Broadcast, sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado, teve por objetivo tranquilizar os “ministeriáveis” de que suas cadeiras na Esplanada estão garantidas. Só… Leia mais »
Funcionando bem? Das 200 escolas cívico militares apenas 120 estão funcionando bem. Mas isto está longe de atingir os milhões de estudantes. Não funcionou e nunca iria funcionar. Fazer fila, cantar o hino não precisa de militar. Além disso, veja a vergonha de militares que não assumem os atos. Vide CPMI.
Essa “não cola” mais. Inventa outra.
Mais uma ação da esquerdalha socialista para desfazer o que está funcionando bem. Seguindo assim, logo nos igualaremos à Venezuela do estadista Maduro.
A tua ignorância vai além dos limites, não conheces o modelo ECM, e foste incapaz de interpretar o que diz o texto da matéria.
As escolas cívico-militares têm a administração compartilhada entre militares e civis. Os militares não atuam nas atividades didático-pedagógicas (como professores, por exemplo), mas em outras funções, como de assessoria à gestão, supervisão e controle (de filas, de entrada de alunos etc).
Acabou com a farra dos previliejados. E as outras escolas??? Nesse caso comcordo, porque tem um gasto enorme e nem sabemos o que essas crianças vão aprender com professores policiais aposentados, que já ganham ses proventos e tirando o lugar de professores!! Cada macaco no seu galho, como diz o ditado antigo!!!
Animal.
Ibovespa= empresários trabalhando
Dólar euro e libra baixando e graças a taxa básica alta, mantida pelo Campos Neto
Vai estudar.
Beijo 💋 😗 😘 na Carol
BRASIL VIRANDO UMA VENEZUELA…quaquaquaqua
Bolsa e Câmbio
Variação Compra
Dólar Comercial -0,77% R$ 4,765
Dólar Turismo -0,52% R$ 4,860
Euro -0,92% R$ 5,296
Libra -0,27% R$ 6,133
Ibovespa +1,93%
Edemor, nao me fale em valores das pessoas. Olha os valores que Bolsonaro tanto falava? Valores esses que mandam destruir os três poderes. Fechar rodovias, incendiar carros, sem falar em uma bomba, que por sorte nao explodiu em aereoporto. Quando vejo alguém defendendo Bolsonaro, deve ser pior que ele!
Sem vergonha, lava a boca. Aponta um general rico.
Tua filha deve ter vergonha de está na imagem contigo
Os milicos já encheram bem os bolsos, agora podem voltar a fazer ordem unida nos quartéis
A escola cívico-militar existe muito antes dobolsonaro. Os professores são os mesmos, civis. Os militares militam pela ordem e disciplina. Deu certo até hoje. E ninguém é obrigado a estudar nessas escolas. Vao para a escola pública e continuar com a baderna se assim desejam.
Parabéns ao Leite em manter uma instituição onde a maconha, indisciplina e vagabundagem de grêmios estudantis não está presente.
Já o gay desqualificado do Jean Wyllys prefere muita maconha, indisciplina e teatro de quinta categoria.