Sexta-feira, 05 de dezembro de 2025
Por Redação O Sul | 16 de julho de 2015
Se o momento é de cortar despesas, vale a pena começar pelos excessos. Uma pesquisa feita pelo aplicativo Weplan mostra que 94,2% dos brasileiros poderiam pagar menos na conta do celular se alterassem o atual plano.
Essa constatação reforça a tese de outro estudo, do site Pricez, que aponta que 87% dos brasileiros estão no plano de telefonia móvel errado. Uma ferramenta lançada pela Proteste (Associação de Consumidores) vai ajudar clientes de operadoras que desejam encontrar planos que se encaixem com seu perfil de consumo.
“Basta entrar no site da Proteste, fazer o cadastro, e informar seus hábitos de consumo. Depois disso, a pessoa recebe um e-mail com o plano aconselhado, a operadora de telefonia, todos os detalhes”, explica Natalia Dias, analista de mercado da associação.
Por exemplo, se a pessoa faz poucas ligações, mas usa muito a internet móvel, precisa de um plano que ofereça pacote de dados maior, mas não tenha tantos minutos. Em um caso real, a associação identificou que um consumidor conseguiu economizar 1.680 reais em um ano, apenas por se adequar ao plano correto. A disparidade ocorre, segundo especialistas, pelo fato de muitos consumidores não avaliarem as reais necessidades antes de fechar o contrato. Assim, pagam por serviços que não usam, e depois têm gastos extras com o que realmente utilizam.
O consultor Marco Quintarelli explica que a concorrência hoje permite que o consumidor tenha mais autonomia na hora de contratar um plano.
“Nós temos todas as possibilidades de ter boas combinações, com até duas ou três operadoras. Mas vale lembrar que fazer qualquer mudança no plano nunca é fácil. Normalmente, as operadoras não querem reduzir pacotes. Às vezes podem dificultar o processo. Mas não impedem o consumidor de fazer isso”, ressalta.
Pelas regras atuais do Regulamento Geral dos Direitos dos Consumidores de Telecomunicações da Anatel, as operadoras de telefonia são obrigadas a oferecer na internet mecanismo de comparação de planos de serviços e ofertas promocionais, para facilitar a identificação da opção mais adequada ao perfil de consumo e renda dos interessados. Mas, segundo a Proteste, a diversidade de planos e a linguagem usada dificulta a escolha na hora de fechar o contrato. (AD)