Sexta-feira, 18 de Setembro de 2020

Porto Alegre
Porto Alegre
21°
Fair

Rio Grande do Sul Estado e UFRGS assinam termo de cooperação para realização de testes de coronavírus

Compartilhe esta notícia:

O governador e o reitor da UFRGS, Rui Oppermann, celebraram a assinatura do convênio.

Foto: Felipe Dalla Valle/Palácio Piratini
O governador e o reitor da UFRGS, Rui Oppermann, celebraram a assinatura do convênio. (Foto: Felipe Dalla Valle/Palácio Piratini)

Um termo de cooperação que permitirá a realização de testes de coronavírus foi assinado entre o governo do Estado, a UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul) e a Fundação de Apoio da Faurgs (Universidade Federal do Rio Grande do Sul) na tarde desta quarta-feira (8), no Caff (Centro Administrativo Fernando Ferrari). Em um primeiro momento, há insumos para 500 testes. À medida em que a UFRGS for abastecida com mais material adquirido pelo Estado, o volume diário de testes aumentará, podendo chegar a 160.

“Para o Estado, é imprescindível sabermos quantas pessoas estão sendo contaminadas, a fim de estabelecermos políticas públicas e avaliarmos a necessidade de compra de equipamentos”, destacou o governador Eduardo Leite.

Inicialmente, as amostras serão coletadas de profissionais de saúde, sendo mais tarde ampliadas para abranger também os profissionais da segurança pública. O termo de cooperação prevê que os resultados sejam entregues ao Estado em, no máximo, 24 horas. O convênio é válido por seis meses e pode ser prorrogado.

“Trata-se de um laboratório de altíssima qualidade. O Estado seguirá fazendo a coleta de material e poderá encaminhá-lo à universidade”, descreveu a secretária da Saúde, Arita Bergmann.

Também presente no ato de assinatura, o reitor da UFRGS, Rui Oppermann, garantiu o apoio incondicional da universidade ao Estado, especialmente neste período delicado.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Rio Grande do Sul

Prefeitura lança guia que explica restrições na cidade durante pandemia
Nova leva de envio de materiais de proteção deve acontecer nesta semana
Deixe seu comentário
Pode te interessar