Quinta-feira, 30 de junho de 2022

Porto Alegre
Porto Alegre
Fair

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Educação Estudante brasileiro é aprovado em seis universidades dos Estados Unidos

Compartilhe esta notícia:

Kaique irá cursar Economia em uma das melhores faculdades dos Estados Unidos. (Foto: Reprodução/Facebook)

Um estudante de Santa Fé do Sul (SP) teve o nome estampado nas listas de aprovados de seis universidades dos Estados Unidos. Em agosto, Kaique Pettini Binatti, de 19 anos, embarca em direção ao sonho de cursar economia na University of Miami.

Em entrevista, Kaique contou que sempre quis morar fora do país, mas o desejo aflorou em 2018, quando fez um intercâmbio no Canadá. Na época, a paixão pela cultura internacional o motivou a buscar por um sonho.

“Eu fiquei muito tempo estudando, tive até que procurar psicólogo, psiquiatra. Essa parte foi a mais difícil, é um processo muito longo. Lá são quatro anos de ensino médio e eu tive que fazer isso em um ano”, disse.

A partir de então, o estudante começou a se preparar para as provas e vestibulares americanos. Ele até ingressou em uma escola preparatória em Boston, mas com chegada a pandemia de coronavírus, Kaique precisou voltar ao Brasil e até pensou que o sonho não se concretizaria.

“Eu não sabia o que seria, foi uma época que o dólar aumentou muito e o país fechou as portas. Foi nessa hora que eu pensei que meu sonho tinha acabado”, lembrou.

No final de 2020 Kaique “virou a chave”, entendeu que o objetivo de estudar fora do país ainda poderia ser alcançado e se empenhou ainda mais. “Eu comecei a perceber que a pandemia poderia ser uma vantagem, porque muita gente ia acabar desistindo. Muitos estavam pensando como eu”, afirmou o estudante.

Ele fez as provas e o resultado da dedicação foi comprovado com a aprovação em seis universidades:

— University of Miami
— Lafayette College
— Trinity University
— Franklin & Marshall College
— Case Western Reserve University
— Villanova University

Kaique optou por cursar economia na Universidade de Miami e até conseguiu uma bolsa de estudos integral a partir de uma redação.

Conforme o tempo passa, o frio na barriga aumenta, pois o sonho vai se concretizar no dia 15 de agosto, data em que Kaique se muda para os Estados Unidos. Para a família, o jovem é sinônimo de orgulho.

“Fui aos pouquinhos mostrando para a minha família que eu era capaz. Depois da aprovação, falei da bolsa e eles ficaram mais felizes ainda. Eles sempre me apoiaram, em questões financeiras, mas também emocionais. Estamos muito empolgados”, disse o estudante.

Sonho

Estudar no exterior é um sonho para muita gente. Afinal de contas, várias universidades em outros países, principalmente na Europa, América do Norte, Oceania e Ásia, têm qualidade superior ao que encontramos no Brasil, não é mesmo? Mas com tantas opções disponíveis, você sabe como escolher uma universidade no exterior? Hoje nós vamos passar algumas dicas para te ajudar a definir o seu destino.

Escolher uma universidade nunca é uma tarefa fácil, mesmo dentro do nosso país. Quando é preciso escolher uma instituição estrangeira, outros aspectos entram em questão, como custos, idioma, etc. Mas o primeiro passo em qualquer um dos casos continua sendo o mesmo, escolher o curso que você quer fazer.

É verdade que muitas pessoas sonham em estudar em uma instituição específica, como Harvard ou Cambridge, mas nem sempre o melhor caminho é escolher primeiro a universidade. Por mais que esses locais sejam excelentes centros de ensino, é possível que eles não sejam os melhores lugares para o curso que você quer fazer.

Se você ainda não decidiu o que quer estudar na faculdade, uma boa opção é fazer um teste vocacional, que vai te dar uma ideia dos melhores cursos para os seus interesses. Outro caminho é procurar no site da faculdade dos seus sonhos os cursos que são oferecidos por lá e que você teria interesse em fazer.

Mas se a sua vontade é sair do Brasil de vez, pode ser uma boa ideia pesquisar quais são as profissões mais requisitadas no país onde você quer morar. Assim, você escolhe uma área que está dentro das suas habilidades e interesses, mas que também te ofereça oportunidades profissionais quando você se formar.

Depois que você escolheu o seu curso dos sonhos, é hora de descobrir quais são as melhores instituições para estudar essa área. O melhor para fazer isso é procurar nos ranking internacionais. O QS World University Ranking by Subject, por exemplo, avalia 51 disciplinas e pode ser um bom caminho para começar.

tags: em foco

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Educação

Seis meses para o Enem 2022: saiba como se planejar
Ministério da Educação facilita criação de novas vagas em cursos de Medicina pelo Brasil
Deixe seu comentário
Pode te interessar