Quinta-feira, 18 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Porto Alegre Estudantes do Colégio Farroupilha de Porto Alegre conquistam o ouro em competição internacional na Indonésia

Compartilhe esta notícia:

Únicos representantes brasileiros entre os finalistas, os alunos João Pedro dos Santos Hartmann, 16 anos, e Marco Antônio Conde, 15 anos, foram reconhecidos na categoria Matemática e Ciências.

Foto: Divulgação
Únicos representantes brasileiros entre os finalistas, os alunos João Pedro dos Santos Hartmann, 16 anos, e Marco Antônio Conde, 15 anos, foram reconhecidos na categoria Matemática e Ciências. (Foto: Divulgação)

Dois estudantes do Ensino Médio do Colégio Farroupilha, de Porto Alegre, conquistaram a medalha de ouro na competição World Innovative Science Project Olympiad (Wispo) 2023, realizada em Bandung, na Indonésia. Únicos representantes brasileiros entre os 69 finalistas, os alunos João Pedro dos Santos Hartmann, 16 anos, e Marco Antônio Conde, 15 anos, foram reconhecidos, na madrugada deste domingo (17) no Brasil, na categoria Matemática e Ciências com uma pesquisa sobre a contribuição dos aceleradores de partículas no tratamento do câncer.

O trabalho teve como objetivo analisar os diferentes tratamentos que utilizam esse equipamento e sua contribuição na busca pela cura da doença. Com um protótipo de acelerador linear, a proposta era facilitar o entendimento sobre como funciona o processo.

A dupla vencedora desembarca às 21h55min desta segunda-feira (18) no aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, com o professor e orientador do projeto Gentil Bruscato, que acompanhou a Wispo. A feira, que contou com a presença do Ministro da Educação da Indonésia, teve início na última quinta-feira (14), foi uma oportunidade para os estudantes se integrarem e trocarem conhecimentos com representantes de diferentes culturas e diferentes países.

A Wispo é uma competição de projetos de pesquisas criada durante a pandemia de Covid-19 para o desenvolvimento da ciência e da pesquisa em todo o mundo. Participam alunos de Educação Básica e universitários. As duas primeiras edições ocorreram de forma online.

“Estamos muito felizes e orgulhosos com esse reconhecimento ao trabalho desenvolvido pela escola. Por meio da pesquisa, os estudantes buscam a resolução de problemas complexos. O trabalho realizado pelo João Pedro e pelo Marco Antônio é exemplo disso: a partir da ciência, buscam novos caminhos para o diagnóstico de câncer – tema tão sensível e importante na atualidade”, destaca a diretora pedagógica do Colégio Farroupilha, Marícia Ferri.

Emocionados, os pais dos jovens acompanharam de Porto Alegre a transmissão em tempo real da cerimônia de premiação.

“Escutar o Hino Nacional sendo tocado na Indonésia e ver nossos filhos vencedores através do estudo, foi uma sensação indescritível”, diz Otávio Conde, pai de Marco Antônio.

“Estamos felizes pelo prêmio, mas também pela vivência, pela coragem, gentileza e pelo carisma deles ao longo desses dias. Uma experiência rica em todos os aspectos. Estamos maravilhados!”, destaca Patrícia Helena Hartmann, mãe de João Pedro.

O professor Gentil Bruscato, orientador da dupla medalha de ouro, salienta a importância social da pesquisa e destaca a possibilidade de desenvolvimento de trabalhos tão relevantes já no Ensino Médio.

“O projeto mostra como a evolução tecnológica pode nos ajudar a curar muitas doenças, a melhorar a condição de vida de pessoas que estão acometidas de câncer e como essas tecnologias precisam ser ainda mais utilizadas aqui no Brasil”.

Como conclusão, o estudo apontou que os riscos de o método quimioterápico atingir outros órgãos é maior do que o do tratamento que utiliza os aceleradores. Também foi evidenciado que a nanotecnologia desses equipamentos é mais precisa para o tratamento da doença porque atinge somente a região afetada.

A pesquisa ficou em quarto lugar na categoria Ciências Planetárias, Terrestres e Matemática e Física da MostraTec, ganhou o Voto Popular e se credenciou para a Wispo. Os estudantes receberam também um convite para continuar o desenvolvimento da pesquisa no Insper, em São Paulo.

 

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Porto Alegre

Câmara dos Deputados aprova MP das subvenções, aposta para elevar a arrecadação
Último domingo da primavera levou a população às piscinas públicas de Porto Alegre
https://www.osul.com.br/estudantes-do-colegio-farroupilha-de-porto-alegre-conquistam-o-ouro-em-competicao-internacional-na-indonesia/ Estudantes do Colégio Farroupilha de Porto Alegre conquistam o ouro em competição internacional na Indonésia 2023-12-17
Deixe seu comentário
Pode te interessar