Terça-feira, 21 de setembro de 2021

Porto Alegre
Porto Alegre
17°
Mostly Cloudy

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Mundo Ex-banqueiro Guillermo Lasso assume a presidência do Equador

Compartilhe esta notícia:

Lasso já havia concorrido à presidência do Equador em 2013 e 2017, sendo derrotado nas duas eleições

Foto: Assembleia Nacional do Equador
Lasso já havia concorrido à presidência do Equador em 2013 e 2017, sendo derrotado nas duas eleições. (Foto: Assembleia Nacional do Equador)

O novo presidente do Equador, Guillermo Lasso, tomou posse nesta segunda-feira (24) em Quito. De centro-direita, o ex-banqueiro se elegeu em abril após derrotar Andrés Arauz no segundo turno das eleições.

A cerimônia contou com a presença do presidente brasileiro Jair Bolsonaro, do rei da Espanha, Felipe VI, entre outras autoridades. Em discurso, Lasso criticou a corrupção e a “herança” que recebeu de governos anteriores. “Um país com desigualdades lacerantes entre o mundo rural e o urbano. Um país que falhou com sua juventude na educação e na criação de oportunidades, que mantém no mais humilhante esquecimento seus aposentados. Onde ser mulher não é só um fator de desvantagem, mas de perigo existencial”, declarou. “Por que temos uma terra tão rica, mas com cidadãos tão pobres?”, questionou o novo presidente.

Lasso também atacou o autoritarismo e o que chamou de “tentação autoritária”. Ele não citou nomes, mas disse que o Equador passou por “mais de dez anos de autoritarismo”. “Os equatorianos assimilaram a maior lição democrática: não há democracia sem participação”, disse.

Além de Lasso, tomou posse a presidente da Assembleia Nacional, Guadalupe Llori, de origem indígena. Ela lidera o partido Pachakutik, que concorreu à presidência com o candidato Yaku Pérez, terceiro colocado. A sigla, ligada às causas ambiental e indígena, tem feito acordos com o Creo, partido de Lasso, para uma coalizão mais ampla.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

“Temos muito orgulho da diversidade cultural no nosso Estado”, diz o governador Eduardo Leite
Rede de cafeterias Starbucks confirma inauguração de loja em Porto Alegre no segundo semestre
Deixe seu comentário
Pode te interessar