Segunda-feira, 18 de outubro de 2021

Porto Alegre
Porto Alegre
22°
Mostly Cloudy

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Rio Grande do Sul “Temos muito orgulho da diversidade cultural no nosso Estado”, diz o governador Eduardo Leite

Compartilhe esta notícia:

Leite participou do lançamento do livro “150 Anos da Imigração Italiana no Rio Grande do Sul”

Foto: Itamar Aguiar/Palácio Piratini
Leite participou do lançamento do livro “150 Anos da Imigração Italiana no Rio Grande do Sul”. (Foto: Itamar Aguiar/Palácio Piratini)

O governador Eduardo Leite participou nesta segunda-feira (24), no Museu do Tijolo, em Arvorezinha, do lançamento do livro “150 Anos da Imigração Italiana no Rio Grande do Sul”. Escrito por 200 autores, os três volumes contam a história das cidades colonizadas pelos italianos.

“Enquanto enfrentamos esses tempos difíceis de pandemia, em que precisamos reduzir contato e circulação, no qual a economia é afetada, devemos fazer esse exercício de olhar para o passado. Devemos olhar para os imigrantes italianos, entre tantos outros que chegaram ao nosso Estado, que atravessam um oceano fugindo da fome, de guerras, de condições adversas que existiam no seu próprio país, para enfrentar um oceano sem saber o que os aguardava, chegar a um local no qual não falavam a mesma língua, para receber pedaços de terra que se revelaram de difícil manejo, e ver que enfrentaram tudo isso e ver o que foram capazes de construir na nossa Serra Gaúcha nos dá força para enfrentarmos tudo o que vier pela frente. Não temos direito de esmorecer. Temos muito orgulho da diversidade cultural no nosso Estado”, afirmou o governador.

Leite ainda destacou o potencial turístico do Vale do Taquari. “Vindo para cá, passamos sobre o Cristo Protetor, de Encantado, pelo viaduto de Vespasiano Corrêa, por espaços tão bonitos da natureza. Temos absoluta certeza de que teremos aqui uma região que cada vez mais se consolidará como uma região turística do RS e que vem se articulando de forma exemplar. Toda a vocação turística se potencializa, ganha muito mais força na medida em que há articulação do ponto de vista regional. O turista precisa ser estimulado a visitar a região a partir de uma programação que deve envolver itens que façam com que queira se deslocar para lá, e o lançamento dessa obra literária é algo que ajuda nesse processo de articulação”, declarou o governador.

Em mais de 1,2 mil páginas, os volumes reúnem relatos de historiadores que percorrem a epopeia da imigração italiana nas mais variadas áreas. São quase cem cidades gaúchas que prosperaram a partir da colonização italiana ou que foram influenciadas por ela para se desenvolver.

Ainda durante o evento em Arvorezinha, Leite reconheceu a importância das demandas de infraestrutura da região, lembrando que o RS passou por dificuldades econômicas ao longo dos últimos anos. “Graças ao empenho do governo e do apoio dos nossos deputados estaduais, pudemos dar seguimento a temas pouco simpáticos, que envolvem as mais profundas reformas nas carreiras e na previdência de servidores e militares, e agora estamos conseguindo honrar nossos compromissos em dia. Estamos nos preparando para dar início a uma série de investimentos, e sabemos que a infraestrutura de rodovias é muito importante”, disse o governador.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Rio Grande do Sul

Brasil deve ter moeda digital emitida pelo Banco Central
Ex-banqueiro Guillermo Lasso assume a presidência do Equador
Deixe seu comentário
Pode te interessar