Terça-feira, 30 de abril de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
21°
Thunderstorm

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil Ex-ministro das Relações Exteriores Luiz Felipe Lampreia morre aos 74 anos no Rio

Compartilhe esta notícia:

O embaixador Luiz Felipe Lampreia tratava de um tumor no pulmão e teve uma parada cardíaca na manhã desta terça. (Foto: Reprodução)

O ex-chanceler brasileiro Luiz Felipe Lampreia morreu nesta terça-feira (2), no Rio de Janeiro, aos 74 anos. Sociólogo e diplomata de carreira, Lampreia foi o primeiro chanceler do governo Fernando Henrique Cardoso, ocupando o posto de janeiro de 1995 a janeiro de 2001, quando deixou o ministério alegando razões pessoais. Lampreia, que se tratava de um tumor no pulmão, teve uma parada cardíaca na manhã desta terça-feira (2).

A presidenta Dilma Rousseff e o Ministério das Relações Exteriores lamentaram. “Recebi com profunda tristeza a notícia do falecimento do embaixador Luiz Felipe Lampreia, ex-ministro das Relações Exteriores. Lampreia foi embaixador do Brasil em Lisboa e representante permanente do Brasil junto aos organismos internacionais sediados em Genebra. Neste momento de grande pesar, transmito minhas condolências aos familiares e amigos do ex-ministro, recordando sua contribuição para o Brasil, ao longo de quase quatro décadas de trabalho dedicado ao serviço público”, disse Dilma, em nota divulgada pelo Palácio do Planalto.

O Itamaraty registra que lamenta a morte do embaixador. “Os funcionários do ministério que, no Brasil e no exterior, sempre admiraram as qualidades pessoais e profissionais do embaixador Luiz Felipe Lampreia, unem-se no sentimento de perda e dor pela partida prematura do ex-chefe, colega e amigo, e transmitem aos seus familiares os seus mais sentidos pêsames e a certeza de que a sua memória e o seu o exemplo continuarão presentes no Itamaraty, guiando-os no serviço ao país, a que o embaixador Lampreia tanto se dedicou”, destacou, em nota, o Itamaraty.

Lampreia, além de ministro das Relações Exteriores, foi secretário-geral do Itamaraty, subsecretário de Assuntos Políticos Bilaterais, representante permanente do Brasil em organismos internacionais em Genebra, embaixador em Lisboa e em Paramaribo (Suriname) e porta-voz do ministério.

 

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Procuradoria arquiva pedido de afastamento de Marco Peixoto do Tribunal de Contas
O INSS apura um novo tipo de fraude contra os aposentados no Rio. Com o documento de pessoas mortas, as quadrilhas aplicam golpes em segurados vivos
https://www.osul.com.br/ex-chanceler-luiz-felipe-lampreia-morre-aos-74-anos-no-rio/ Ex-ministro das Relações Exteriores Luiz Felipe Lampreia morre aos 74 anos no Rio 2016-02-02
Deixe seu comentário
Pode te interessar