Segunda-feira, 12 de maio de 2025
Por Redação O Sul | 14 de março de 2021
A modelo Therezinha Morango, vencedora do Miss Brasil 1957 e segunda colocada do Miss Universo do mesmo ano, morreu ontem aos 84 anos, vítima de uma parada cardíaca. A Prefeitura de Manaus (AM) confirmou a notícia em seu site oficial. Nascida em São Paulo de Olivença, no interior do Amazonas, Therezinha representou seu estado nos concursos de beleza, mas morava havia anos no Rio de Janeiro com a família.
“O Amazonas perdeu um ícone, que com certeza inspirou várias jovens a sonharem com o título de miss, além revelar ao Brasil e ao mundo a beleza da mulher amazonense”, disse David Almeida (Avante), prefeito de Manaus.
Therezinha foi a primeira amazonense a vencer o Miss Brasil. No Miss Universo 1957, realizado na Califórnia (EUA), perdeu o título apenas para a peruana Gladys Zender. Dois anos após o concurso, se casou com o empresário Alberto Pittigliani, com quem teve um casal de filhos, Alberto Júnior e Andrea, passando a morar no Rio. Viúva desde 2003, Morango deixa os filhos e uma neta.
O Miss Brasil é o mais tradicional concurso de beleza feminino realizado anualmente e que visa eleger, entre as representantes de cada unidade federativa do país, a representante nacional da beleza da mulher brasileira. A vencedora de cada edição representa o país no Miss Universo.
O concurso existe desde 1954, quando a baiana Martha Rocha tornou-se a primeira Miss Brasil. A atual Miss Brasil é a representante do estado do Rio Grande do Sul, Júlia Gama. O Brasil, desde então, só não participou do Miss Universo no ano de 1990.
Manaus
Uma festa clandestina com mais de 200 pessoas foi encerrada em Manaus no sábado (13), dia em que o Amazonas completou um ano do primeiro caso de Covid-19. No evento era oferecido buffet de feijoada e música ao vivo. O responsável pelo local foi detido.
Após denúncia anônima, agentes da Central Integrada de Fiscalização (CIF) encerraram essa festa clandestina que acontecia no pátio de uma loja de carros, na Avenida das Torres, bairro Flores, zona Centro-Sul de Manaus.
Segundo a Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), por volta das 17h, havia muitos carros estacionados nas redondezas e som alto, o que chamou a atenção da vizinhança. Os agentes da CIF estavam em fiscalização nos bares do Centro e se deslocaram imediatamente para atender a denúncia.
O responsável pelo estabelecimento foi detido e levado para a Delegacia-Geral da Polícia Civil, onde funciona uma central de flagrante. De acordo com a SSP-AM, por infringir determinação do poder público destinada a impedir propagação de doença contagiosa. O procedimento policial será encaminhado à Justiça, que deve estipular pagamento de multa ou prestação de serviços comunitários.
Em um ano de pandemia, o Amazonas registra 331.172 casos da doença. De acordo com o boletim, foram confirmados 34 óbitos por Covid-19, sendo 18 ocorridos na sexta-feira (12) e 16 que tiveram a causa confirmada somente agora, elevando para 11.516 o total de mortes.