Sábado, 27 de abril de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
20°
Thunderstorm

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Artes Visuais Exposição virtual celebra o centenário de Carlos Scliar

Compartilhe esta notícia:

Mostra aborda a história, a obra e os lugares por onde Scliar passou, viveu e deixou suas marcas.

Foto: Leopoldo Plentz/Divulgação PMPA
Mostra aborda a história, a obra e os lugares por onde Scliar passou, viveu e deixou suas marcas. (Foto: Leopoldo Plentz/Divulgação PMPA)

Para homenagear o centenário de nascimento e a trajetória do artista gaúcho Carlos Scliar, a SMC (Secretaria Municipal da Cultura), através da CAP (Coordenação de Artes Plásticas), organizou a exposição virtual “Os Lugares de Carlos Scliar”. As curadoras da mostra, Carolina Grippa e Caroline Häedrich, produziram uma série de postagens para as redes sociais da CAP. O material aborda a história, a obra e os lugares por onde Scliar passou, viveu e deixou suas marcas. Ao todo, serão 14 publicações nos meses de junho e julho, sendo sete vídeos com depoimentos de familiares e amigos do artista, e um tour virtual nos painéis localizados no Salão Nobre, do Paço Municipal. A exposição pode ser conferida, a partir deste domingo (21), na página do Facebook, no Instagram da CAP e no site das pinacotecas.

Devido às restrições de contato social por causa da pandemia do novo coronavírus, a exposição foi adaptada para as mídias digitais. A partir do projeto original voltado para a mostra nas dependências do Paço Municipal (Pinacoteca Aldo Locatelli e Salão Nobre), as curadoras transformaram a proposta num conjunto de vídeos depoimentos, cards e tour virtual. As oficinas irão envolver as equipes de educação das pinacotecas e apoio dos familiares num movimento que pretende apontar a arte como um instrumento de autorreflexão e vetor de uma visão de mundo positiva e colaborativa.

Carlos Scliar (1920-2001)

O artista, nascido em Santa Maria em 21 de junho, passou a infância e o início da juventude em Porto Alegre. Desde cedo exercitou o próprio olhar sobre textos e imagens que lhe chegavam às mãos. E cedo também começou a escrever, a desenhar e a ilustrar os próprios textos. Com 15 anos participou da Exposição do Centenário Farroupilha (1935), realizada no Parque Farroupilha (Redenção). Também participou da criação da Associação Rio-grandense de Artes Plásticas Francisco Lisboa, estabeleceu relações com artistas e escritores de todo Brasil. Teve papel fundamental na criação dos Clubes de Gravura de Porto Alegre e Bagé na década de 1950, demarcando uma posição estética e política decisiva naqueles anos em que o Brasil caminhava a passos largos para um processo de grandes transformações culturais e econômicas.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Artes Visuais

Tribunal de Contas do Estado mantém PPP da iluminação pública
Leilão de biodiesel da Agência Nacional de Petróleo negocia mais de 70 milhões de litros
https://www.osul.com.br/exposicao-virtual-celebra-o-centenario-de-carlos-scliar/ Exposição virtual celebra o centenário de Carlos Scliar 2020-06-19
Deixe seu comentário
Pode te interessar