Sábado, 19 de Setembro de 2020

Porto Alegre
Porto Alegre
18°
Fair

Política Facebook bloqueia contas internacionais de investigados em inquérito de fake news

Compartilhe esta notícia:

Rede social retirou do ar os perfis após determinação do ministro Alexandre Moraes, do STF.

Foto: Rosinei Coutinho/SCO/STF
Rede social retirou do ar os perfis após determinação do ministro Alexandre Moraes, do STF. (Foto: Rosinei Coutinho/SCO/STF)

O Facebook informou neste sábado (1º) por meio de nota, que bloqueou em todo o mundo contas de investigados em inquérito das fake news, como determinou o ministro e relator do caso, Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal).

Moraes ordenou o bloqueio não só as contas dos investigados no Brasil, mas também as do exterior. Inicialmente, o Facebook bloqueou somente as contas vistas no País, até que, na sexta-feira (31), Moraes ampliou a multa e intimou o presidente da empresa no Brasil caso as contas não fossem bloqueadas globalmente.

Diante da ação do ministro, decidiu acatar a ordem, embora vá recorrer.

“A mais recente ordem judicial é extrema, representando riscos à liberdade de expressão fora da jurisdição brasileira e em conflito com leis e jurisdições ao redor do mundo. Devido à ameaça de responsabilização criminal de um funcionário do Facebook Brasil, não tivemos alternativa a não ser cumprir com a ordem de bloqueio global das contas enquanto recorremos ao STF”, afirmou a rede social.

Em 24 de julho o Twitter e o Facebook retiraram do ar contas de 16 apoiadores e aliados do presidente Jair Bolsonaro citados no inquérito do STF, supostamente relacionadas à disseminação de notícias falsas e ameaças contra autoridades.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Política

Disponibilizados painéis com dados do coronavírus por município no Rio Grande do Sul
Trump diz que irá proibir TikTok nos Estados Unidos
Deixe seu comentário
Pode te interessar