Segunda-feira, 05 de maio de 2025
Por Redação O Sul | 4 de setembro de 2021
O aplicativo do Relógio para Android, que está instalado por padrão nos dispositivos de várias fabricantes, está com problemas desde a última grande atualização. Com isso, diversos usuários acabaram perdendo a hora recentemente.
Aparentemente, o despertador é a função mais prejudicada pela atualização quebrada. Segundo o site Android Authority, alarmes configurados simplesmente não tocam ou passam para o status de “Alarme perdido” depois de uma única vibração no aparelho, o que pode ser insuficiente para acordar o usuário. Entretanto, a equipe da reportagem original não foi capaz de reproduzir o erro em seus testes.
Diversos relatos em sites especializados, em subfóruns no Reddit e até nas avaliações do aplicativo na Google Play Store trazem histórias muito parecidas de pessoas que perderam o horário por causa da falha.
Algumas das reclamações datam de março de 2021, data da última grande atualização no aplicativo. Entretanto, o número de críticas aumentou consideravelmente em agosto.
De quem é a culpa?
O problema parece valer especialmente – mas não com exclusividade – com quem integra o despertador com o Spotify.
Em uma das reclamações registradas na seção de relatório de bugs do Google, a empresa confirma que está ciente e investiga as causas do bug. Já o Spotify emitiu uma nota confirmando que vai enviar uma atualização no aplicativo a partir da próxima semana para corrigir eventuais incompatibilidades.
“Olá a todos, obrigado pelos relatórios e o detalhamento dos problemas. Compartilhamos isso com a equipe responsável e estamos felizes em anunciar que uma correção será enviada na próxima versão do Spotify, programada para lançamento na semana que vem”, diz um moderador dos fóruns de comunidade. A recomendação, por enquanto, é reinstalar ambos os aplicativos e remover a integração com a plataforma de streaming até a próxima versão.
Microsoft Store
O site XDA Developers revelou a presença de um complemento para o suporte de aplicativos Android no Windows 11. Chamada “Windows Subsystem for Android”, a aplicação foi encontrada na Microsoft Store e trata-se de uma listagem temporária não-funcional, uma “reserva de lugar”.
A novidade foi descoberta pouco após a Microsoft comunicar que o Windows 11 não será lançado com suporte nativo para aplicativos Android – um dos principais recursos esperados pelos fãs. Embora a listagem indique que o complemento ainda está em desenvolvimento, sua descrição não fornece mais detalhes sobre seu conteúdo.
Em sua página, é possível ler a mensagem: “Confidencial da Microsoft – Para fins de teste – Não faça capturas de tela nem comunique sobre o conteúdo”. Além disso, há outro texto temporário envolvendo os supostos requerimentos mínimos do componente que, contudo, parecem conter erros e inconsistências.