Sábado, 20 de junho de 2026

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
12°
Mostly Cloudy

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil Falta de papel faz emissão de passaporte atrasar mais de um mês

Compartilhe esta notícia:

Casa da Moeda informa que não há previsão de normalização do serviço. (Foto: Marcos Santos/Usp Imagens)

Às vésperas do início das férias escolares de inverno, a PF (Polícia Federal) tenta normalizar a entrega de passaportes. A emissão do documento tem atrasado depois da falta de papel na Casa da Moeda do Brasil, responsável pela confecção dos passaportes. A Casa da Moeda informou que voltou a receber de seu fornecedor as capas para a produção dos documentos. No entanto, o estoque atual de matéria-prima ainda é insuficiente para colocar em dia a demanda.

A empresa estatal informou que está “trabalhando 24h, durante os sete dias da semana”, para atender a todas as solicitações. O prazo para a emissão do documento é normalmente uma semana. Mas agora, com a falta de papel, pode chegar a 45 dias em alguns casos. Segundo a Casa da Moeda, a ordem das confecções do documento está seguindo as datas de solicitação, com exceção dos casos solicitados com urgência ou emergência.

Quem tiver uma viagem marcada para breve, pode entrar com o pedido de passaporte de urgência ou emergência, só que isso custa mais caro. O de urgência é emitido em cinco dias e, assim como o normal, é válido por 10 anos. Já o de emergência, mais utilizado em casos de doença ou morte, é emitido na hora, mas válido apenas para uma viagem no ano. A taxa para emissão do passaporte de emergência é 334,42 reais. A emissão de um passaporte comum sai por 257,25 reais.

Em nota, a Casa da Moeda pediu desculpas à população por todos os transtornos. A empresa garantiu que mantém contato diário com o fornecedor das capas e reafirmou seu compromisso de tentar antecipar todas as entregas. No entanto, ainda não há previsão de normalização do serviço.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Deixe seu comentário

Os comentários estão desativados.

Pausa em campanha após assassinato de deputada amplia a incerteza no referendo britânico
Cinemas não podem proibir os seus espectadores de entrarem com pipoca comprada fora
Pode te interessar